A gabapentina é indicada para: tratamento da dor neuropática (dor devido à lesão e/ou mau funcionamento dos nervos e/ou do sistema nervoso) em adultos; como monoterapia (uso apenas de gabapentina) e terapia adjunta das crises epilépticas parciais (convulsões), com ou sem generalização secundária (crise com maior ...
Princípio Ativo: gabapentina
A gabapentina é comumente utilizada para tratar a dor neuropática (dor decorrente de lesão nos nervos).
A dor neuropática é um tipo de dor crônica que ocorre quando os nervos sensitivos do Sistema Nervoso Central e/ou periférico são feridos ou danificados.
Carlos Eduardo Altieri informa que a neuropatia periférica tem mais de 90 causas, sendo as mais comuns: Inflamações nos nervos após lesões ou esforços repetitivos. Toxicidade por mercúrio, agrotóxicos, chumbo, entre outros. Metabólicas (diabetes, alcoolismo, hipotireoidismo).
18 principais pontos de dor da fibromialgia
7) é uma síndrome comum, na qual a pessoa tem como principal sintoma dores no corpo todo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dor de cabeça, depressão e ansiedade.
As dores da fibromialgia duram pelo menos três meses e, em geral, não apresentam resposta satisfatória aos tratamentos clássicos com analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia. Por isso, quando a dor for crônica, é importante procurar um especialista para diagnóstico preciso e indicação de tratamento adequado.
Além das medicações, o tratamento fisioterápico é muito para a prevenção de deformidades. Nesse sentido, quem sofre a fibromialgia pode ter direito ao benefício por incapacidade temporário (auxílio-doença), quando estiver incapacitado temporariamente nos períodos em que a doença estiver ativa.
Quem sofre de fibromialgia pode receber auxílio-doença e em casos mais graves é possível se aposentar por invalidez....Acidente Vascular Cerebral – AVC: auxílio-doença ou aposentadoria?
Fibromialgia dá direito à aposentadoria? Adianto que a resposta é: depende. A aposentadoria por invalidez, ou aposentadoria por incapacidade permanente, como o próprio nome já diz, é um benefício destinado para pessoas que estão permanentemente incapazes para o trabalho.
Com diminuição da rigidez e da fadiga e melhorando o condicionamento físico do paciente. Exercícios aeróbicos como caminhadas, natação, corridinhas, ciclismo, dança e hidroginástica incentivam a liberação de substâncias naturais do corpo que promovem a sensação de bem-estar.
A prática de atividade física em pacientes portadores de fibromialgia é uma conduta benéfica. Porém respeitar o limite do paciente , e procurar fazer um treino mais funcional com atividade de alongamento , flexibilidade,sempre iniciar combaquecimento .