Ao andarmos, o nosso pé exerce uma força sobre o chão e, devido a lei de ação e reação, o chão aplica a mesma força sobre o pé, levando-o a se deslocar. Quando puxamos ou empurramos um objeto, estamos exercendo uma força F sobre ele. Quando escrevemos, o contato entre o lápis e o papel gera uma força de atrito.
Força é o agente da dinâmica responsável por alterar o estado de repouso ou movimento de um corpo. Quando se aplica uma força sobre um corpo, esse pode desenvolver uma aceleração, como estabelecem as leis de Newton, ou se deformar.
A força pode se manifestar de quatro maneiras: geral, especial, dinâmica e estática. A força geral é a força de todos os grupos musculares, independentemente da modalidade esportiva. A força especial é a forma de manifestação física de um determinado esporte.
Os principais efeitos da aplicação de uma força são: variação do módulo da velocidade, quando aplicada na mesma direção do vetor velocidade e variação da direção do vetor velocidade, quando aplicado em uma direção diferente. A força tira o corpo do MRU ou do repouso, quando aplicada em uma intensidade adequada.
A força resultante (Fr) de um sistema de forças consiste no efeito produzido por uma força única capaz de produzir um efeito equivalente ao das várias forças aplicadas ao corpo.
A força resultante é o somatório de todas as forças aplicadas sobre um mesmo ponto. Desse modo, para calcular a força resultante sobre um corpo, devemos somar as forças que são aplicadas na mesma direção e sentido e subtrair as forças que estão em sentido contrário.
Utilizamos a seguinte representação para o produto escalar, que também pode ser chamado de produto interno: Vamos interpretar o produto escalar geometricamente. Para dois vetores A e B, ele é definido como sendo o produto entre o módulo do vetor B e o módulo da projeção do vetor A sobre B.
Dois vetores v e w são ortogonais se o produto escalar entre ambos é nulo, isto é, v. w=0.
Portanto, para calcular produto interno, é necessário saber antes calcular a norma. *α é o ângulo entre os vetores w e v. Portanto, cosα é dado pelo produto interno entre os vetores w e v dividido pelo produto entre as normas dos vetores w e v. Esse cálculo é utilizado para encontrar o ângulo entre dois vetores.
Para construir um vetor unitário u que tenha a mesma direção e sentido que um outro vetor v, basta dividir o vetor v pelo seu módulo, isto é: Observação: Para construir um vetor u paralelo a um vetor v, basta tomar u=cv, onde c é um escalar não nulo.
é ortogonal a v. Se fizermos u2 = u3 = 1, então u1 = 0 e obtemos o vetor (0, 1, -1), que é ortogonal a v e cujo módulo é raiz(0² + 1² + (-1)²) = √2. Logo, o vetor u' = u/√2 = (0, √2/2, -√2/2) é unitário e ortogonal a v.
Para encontrar um vetor simultaneamente ortogonal a e , basta tomarmos qualquer vetor paralelo ao vetor resultado do produto vetorial entre e : Então o vetor é simultaneamente ortogonal a e .
Como calcular a componente de um vetor a na direção de um eixo OX ? A componente ax na direção do eixo OX é um vetor cuja direção é a do vetor i unitário do eixo OX e cujo módulo é ax = a cos a.