Ainda segundo a Mayo Clinic, um ovo grande contém cerca de 186 mg de colesterol - e cada um destes 186 mg encontram-se na gema. A clara de ovo não contém colesterol. Por isso, se comer um ovo (com gema e clara), é importante limitar outras fontes de colesterol provenientes da alimentação durante o resto do dia.
Rosana Perin Costa, diretora do departamento de nutrição do Hospital do Coração, explica que pessoas com colesterol elevado só devem tomar leite desnatado. Pessoas com o colesterol no limite podem optar pelos leites do tipo C ou o semidesnatado.
No desnatado, quando a gordura é retirada o ácido vai junto. Este tipo de leite é indicado para quem tem colesterol alto. O integral tem o ácido linoleico, mas muita gordura. Daí ser ideal para crianças que não tenham problemas de obesidade.
Leite desnatado e o ganho de massa muscular As proteínas do soro do leite também auxiliam no controle da pressão sanguínea e redução do risco cardíaco. O leite desnatado também possui peptídeos bioativos do soro, que conferem a essas proteínas presentes nele diferentes propriedades funcionais.
"O desnatado deve ser escolhido por indivíduos que precisam reduzir os níveis do colesterol LDL do sangue, o popularmente conhecido como colesterol ruim, e por quem quer perder peso", completa a especialista.