Elas são encontradas em diversas fontes, como livros, sites, programas de televisão, revistas ou até mesmo em jornais, panfletos e aplicações móveis dedicadas à culinária.
Gêneros textuais são textos que exercem uma função social específica, ou seja, ocorrem em situações cotidianas de comunicação e apresentam uma intenção comunicativa bem definida....Confira alguns exemplos de gêneros textuais:
Resposta: Em jornais, em locais públicos, em sites entre outros. Explicação: A carta aberta é de interesse público.
Geralmente são veiculadas nos meios de comunicação (televisão, rádio, internet, etc.) sendo que os assuntos mais abordados apontam algum problema, demanda da comunidade, apoio a uma causa, dentre outros.
Aqui, de maneira específica, ater-nos-emos às particularidades inerentes à carta aberta – caracterizada como sendo um gênero textual de caráter argumentativo pertencente a uma pessoa ou até mesmo a um grupo, cujo objetivo é manifestar-se publicamente, revelando sua opinião ou reivindicando algo.
Carta aberta e carta argumentativa A estrutura desse modelo de carta também é composta por introdução, desenvolvimento e conclusão. Ainda deve constar local, data, saudação, receptor, emissor e despedida. A diferença é que seu receptor é específico.
A carta é um tipo de texto utilizado entre as pessoas com o objetivo de corresponderem entre si, contando as novidades, trocando informações, enviando e recebendo notícias de familiares e amigos.