Segurança Passiva: cinto de segurança, encosto de cabeça, airbags, barras de proteção nas portas, para-brisas laminados etc. O que evita muitas vezes um acidente é o que se costuma chamar de “direção defensiva” e que eu costumo chamar como atitude salva-vidas.
Motivo pelo qual as ameaças à segurança interna podem provocar danos maiores a uma organização do que as ameaças à segurança externa - Os utilizadores têm acesso direto aos dispositivos da infraestrutura 04.
A segurança passiva é proporcionada por equipamentos no veículo, desenvolvidos para evitar acidentes, como a buzina, faróis, pisca-alertas, retrovisores, freios ABS, sistema de tração e até o sistema de suspensão, que atua para estabilizar o veículo, evitando riscos.
Segurança passiva “Alguns são obrigatórios como os airbags frontais, os cintos de segurança de três pontos, os apoios de cabeça nos bancos dianteiros e traseiros e até as válvulas bloqueadoras de combustível e as colunas de direção deformáveis”, pontua Rubio.
Os sistemas de segurança ATIVA existem para evitar acidentes, enquanto os de segurança PASSIVA equipam os carros para que os ocupantes sejam protegidos quando o acidente é inevitável, explica Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).
Normas do Contran exigem itens básicos como para-choques, faróis, luzes de freio e seta, limpador e lavador de para-brisas e buzina em todos os veículos vendidos no Brasil. Para-sol, velocímetro, cintos de segurança e refletores traseiros também estão na lista.
Você sabe quais são os itens de segurança automobilísticos obrigatórios?
As setas, luz de ré, lanternas de freio e lanterna de emergência devem estar funcionando corretamente. Item básico e essencial para assegurar a integridade física do motorista e dos demais ocupantes do veículo.
Confira a lista de quais são os equipamentos de segurança do trabalho que não podem faltar e como eles devem ser usados.
EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - NÃO BASTA FORNECER É PRECISO FISCALIZAR
9 EPIs obrigatórios para trabalhos em altura
São equipamentos de contenção que possibilitam a proteção do trabalhador e as demais pessoas em uma determinada área. Devem estar instalados em locais bem sinalizados e de fácil acesso. São utilizados, portanto, para minimizar a exposição dos trabalhadores aos riscos e, em caso de acidentes, reduzir suas consequências.
Qual a importância dos EPCs? Enquanto os EPIs são os Equipamentos de Proteção Individual, os EPCs são os Equipamentos de Proteção Coletiva, utilizados para proteger todos os trabalhadores dos possíveis riscos durante a realização das atividades. Eles podem (e devem) ser combinados com os EPIs.