A rematrícula do estudante pode ser realizada pela Platafoma SED (https://sed.educacao.sp.gov.br) ou pelo Aplicativo Minha Escola SP (disponível para baixar nas lojas Apple Store e Google Play).
Esta rematrícula deverá ser realizada pelo responsável ou aluno maior de 18 anos, por meio do Aplicativo Minha Escola SP, Plataforma Secretaria Escolar Digital – SED ou diretamente na Unidade Escolar.
Os documentos necessários são: uma foto 3x4; cópia legível e autenticada da Carteira de Identidade/RG; cópia legível e autenticada do CPF (CIC); cópia legível e autenticada do título de eleitor; cópia legível e autenticada do último comprovante de votação; se estudante do sexo masculino, cópia legível e autenticada do ...
Cada estado possui um período de inscrição próprio, mas, geralmente, é entre os meses de dezembro e janeiro. Portanto, é preciso ficar atento nos sites e na abertura de inscrição.
A escola ou faculdade pode cobrar taxa de matrícula ou de rematrícula? É proibida a cobrança de taxa de matrícula ou rematrícula por parte da instituição de ensino. Só pode ser cobrada alguma tarifa caso ela seja descontada dos valores de anuidade, semestralidade ou mensalidade.
A cobrança de taxa de matrícula é prática comum das instituições de ensino brasileiras para garantir vaga aos alunos. Entretanto, o que muitos pais não sabem é que os valores pagos antes do início do ano letivo devem ser abatidos nas mensalidades.
A anuidade é o valor a ser pago em 12 parcelas mensais e iguais - a mensalidade. Desse total, a quantia paga antecipadamente a título de reserva ou matrícula deve ser descontada. As escolas podem apresentar planos alternativos de pagamento, mas o valor total não pode ser superior ao da anuidade.