Em 12 de maio de 1820, nascia em Florença na Itália, Florence Nightingale. Quase 200 anos depois, essa data é reconhecida como o Dia Internacional da Enfermagem. Mais do que isso: assim como nas formaturas de medicina os formandos fazem o juramento de Hipócrates, os novos enfermeiros prestam o juramento a Nightingale.
“Solenemente, na presença de Deus e desta assembléia, juro: Dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até ...
Os alunos do Curso Técnico em Enfermagem , participaram no último dia 05/06 da Cerimônia de Juramento da Enfermagem. Esse ato solene é de grande importância para os futuros profissionais, pois assumem publicamente o compromisso de prestigiar a profissão e exercê-la com dignidade e respeito ao ser humano.
"Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacéia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ...
Art. 3º - Fica estabelecido o seguinte texto para o juramento: "Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético.
Juramento: “Prometo, como pedagogo, enfrentar os desafios que a educação me propõe, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional.
Nos eventos de colação de grau, o juramento costuma ser feito por um aluno definido previamente pela turma, enquanto os demais acompanham ao repetir as frases citadas. ... No juramento não pode fazer gracinha, ein! A hora do juramento exige seriedade.
substantivo masculino Ato de jurar. Fórmula usada para o juramento. Fazer ou prestar juramento, fazer afirmação ou promessa solene em que se invoca por testemunho coisa ou entidade tida como sagrada.