Antivírus é um software que detecta, impede e atua na remoção de programas de software maliciosos, como vírus e worms. São programas usados para proteger e prevenir computadores e outros aparelhos de códigos ou vírus, a fim de dar mais segurança ao usuário.
Um antivírus pode detectar programas maliciosos quando você realiza um exame completo do seu computador. A análise em tempo real verifica os arquivos conforme eles são lidos ou escritos. Sem ela, o antivírus não tem poder de prevenção, porque não é capaz de detectar um vírus no momento da contaminação.
Os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios por não possuírem metabolismo próprio, sendo capazes de se reproduzir apenas em células hospedeiras. Os vírus são organismos pequenos e bastante simples que são considerados seres vivos por alguns autores e não vivos por outros.
Em informática, um vírus de computador é um software malicioso que é desenvolvido por programadores geralmente inescrupulosos. Tal como um vírus biológico, o programa infecta o sistema, faz cópias de si e tenta se espalhar para outros computadores e dispositivos de informática.
O primeiro vírus de PC: Brain Embora tenha se aproveitado de uma exploração no sistema operacional da Microsoft, na verdade, ele nunca foi criado para ser um vírus. Criado por dois irmãos, Basit Farooq Alvi e Amjad Farooq Alvi, o Brain foi projetado para proteger o software médico usado por eles contra pirataria.
O worm é um tipo de malware mais perigoso que um vírus comum, pois sua propagação é rápida e ocorre sem controle da vítima. ... Os worms infectam computadores por meio de brechas já existentes no sistema. Eles podem ser transmitidos em segundo plano na forma de um arquivo corrompido ao acessar uma página suspeita.
Spyware, como indica o termo em inglês, é um software espião que costuma ser instalado no celular ou no computador sem o consentimento do usuário. Uma vez no computador, o programa monitora as atividades online, o histórico e os dados pessoais, para repassar as informações para terceiros.
A maneira mais rápida e eficiente de remover spyware de um PC é usar uma ferramenta de remoção de spyware. A ferramenta de remoção de spyware da Avast está disponível como parte do nosso pacote abrangente de antivírus. Ela verificará todo o computador para detectar todos os malwares e removê-los do sistema para sempre.
Procure e remova todos os arquivos associados com o trojan. Para remover um arquivo, clique com o botão direito no arquivo e selecione "Excluir". Para determinar quais arquivos estão associados com o trojan, digite o nome do trojan na caixa de pesquisa no link "411-Spyware", na seção “Recursos”.
Como evitar malware
Como remover o worm Conficker em 3 etapas fáceis
Se você está preocupado com a segurança digital, saiba que é fundamental utilizar um bom anti-malware em seu computador Windows....Os 5 melhores anti-vírus para remover malwares do Windows em 2020
Para ajudá-lo na escolha, compilamos uma lista com os cinco melhores programas anti-malware gratuitos para o Windows.
Comparativo dos melhores softwares antimalware
Abaixo, as instruções de instalação e uso da versão gratuita:
6 sinais de que o seu PC está com algum vírus ou malware instalado
Como detectar um vírus Trojan. Determinar exemplos óbvios de uma infecção. Se o seu computador está rodando mais lento de repente que o normal, se você pode ouvir o seu processador rodando mais frequentemente ou se existem inesperados pop-ups de janelas em seu navegador, você provavelmente tem um vírus Trojan.
É possível pedir para o Windows Defender examinar um arquivo para ver se ele é malicioso ou não....Saiba como ver se um arquivo tem vírus com o Windows Defender
Sites para verificar se um link é seguro (sem clicar no link)
O VirusTotal é um serviço online que permite analisar arquivos em busca de vírus, worms, cavalos de tróia e outros tipos malware. A ferramenta é ideal para quem não tem um antivírus instalado no PC ou gostaria de uma segunda opinião, para ter certeza que um arquivo não está infectado.