Em alguns casos, quando se forma uma camada superficial laterizada em grande quantidade, dá-se o nome de carapaça laterítica, canga laterítica ou crosta laterítica. Nesse tipo de ocorrência, nota-se a composição de uma densa, endurecida e ampla área de formação superficial ferruginosa ou aluminosa.
A compactação do solo pode ser feita com o uso de equipamentos chamados compactadores, que tornam o serviço muito mais eficiente. O trabalho também pode ser feito de modo manual, sem o uso de máquinas. Nesse caso, são utilizadas ferramentas, mas que deixam o trabalho muito mais dispendioso.
Para compactação do solo granular ou com alto conteúdo de argila, sugerimos a utilização dos compactadores de solo. Estes equipamentos são muito utilizados para realizar fundações e bases para piso. A utilização deste tipo de equipamento deve seguir as recomendações das normas regulamentadoras NR-12 e NR-18.
Neste tipo de serviço, o mais indicado é utilizar equipamentos como compactadores e placas vibratórias. Os compactadores são ideais para a compactação de solos em áreas confinadas. Como obras de saneamento, instalações hidráulicas, elétricas, telefônicas, galerias e compactação de solos em valetas, entre outras.
Usar mais ou menos 6 kg de calcário por metro quadrado. Espalhar com o rodo. Misturar com enxadadas rotativas mais ou menos um saco de cimento para com 100 metros quadrado. Obs.: caso a terra seja de pouca liga utilizar um pouco mais.