As cantigas trovadorescas eram textos literários recitados na companhia de instrumentos musicais. ... As cantigas trovadorescas estão reunidas em livros chamados de cancioneiros. Esses cancioneiros reúnem obras de diversos autores e foram criados em diferentes momentos da história.
Além da poesia, a literatura trovadoresca deu-se na prosa também, através de novelas de cavalaria. ... As novelas de cavalaria não eram tão difundidas entre os populares, uma vez que a poesia era mais facilmente transmitida.
Cantigas do Trovadorismo
As cantigas trovadorescas estão classificadas em dois tipos:
Literatura. É chamado de trovadorismo o primeiro movimento artístico que se deu na poesia europeia, sobretudo a partir dos séculos XI e XII. Composto por cantigas líricas e satíricas, escritas pelos trovadores, que dão nome ao movimento, era um híbrido entre a linguagem poética e a música.
O trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, ainda na época da formação do Estado nacional português. ... Os trovadores eram, em geral, artistas de origem nobre, que escreviam e cantavam as cantigas (poesias cantadas) com o acompanhamento de instrumentos musicais.
O trovadorismo foi o primeiro movimento literário europeu (séculos XI a XIV) que se caracterizou pela união da música e da poesia com a produção de cantigas líricas (com foco em sentimentos e emoções) e satíricas (com críticas diretas ou indiretas).
A Cantiga de escárnio é a sátira indireta, sutil, irônica, sarcástica, evitando-se citar o nome da pessoa-alvo da zombaria. Veja o exemplo. De um certo cavaleiro sei eu, por caridade, que nos ajudaria a matar tal saudade.
As cantigas de escárnio e maldizer apresentam temática satírica e abundante ironia, sendo ricas em trocadilhos e outros artifícios geradores de ambiguidade. ... As cantigas satíricas medievais são de escárnio ou de maldizer. Cantigas de escárnio são aquelas em que o trovador critica sem individualizar a pessoa criticada.
2 Manifestação ofensiva de desdém ou desprezo em relação a alguém ou algo; desprezo, escarnecimento: Olhou para os agressores com escárnio, enfurecendo-os ainda mais. 3 Aquilo que é objeto de caçoada ou zombaria; escarnecimento: Sua apresentação diante da classe foi um verdadeiro escárnio.
Neste sentido, as cantigas de escárnio se baseiam numa crítica ou sátira com duplo sentido para uma determinada pessoa. Já nas cantigas de maldizer, por mais que também exista a sátira por trás, não são acompanhadas de duplos sentido, sendo compreendidas como cantigas com objetivos mais diretos.
As características das cantigas de escárnio incluam críticas mais cômicas e debochadas, feitas a alguém não identificado, mas que realmente existia. As cantigas de maldizer eram mais diretas e com linguagem mais agressiva, explícita e erótica.
As cantigas medievais trovadorescas eram tipos de literaturas com características muito próprias feitas por trovadores e dividiam-se em dois tipos principais: as cantigas líricas e as cantigas satíricas. ... Cantigas de escarnio ou maldizer:são cantigas que falam mal ou fazem sátira de alguém.
Na lírica medieval galego-portuguesa uma cantiga de amigo é uma composição breve e singela posta na voz de uma mulher apaixonada. Devem o seu nome ao facto de que na maior parte delas aparece a palavra amigo, com o sentido de pretendente, amante, esposo.
Quando ligamos o rádio ou escutamos uma playlist no Spotify é comum que as músicas mais tocadas sejam sobre o amor. A devoção que antes era dedicada aos senhores feudais, donos de grandes terras, no trovadorismo foi dedicada às damas da sociedade. ...
Resposta:Trovadorismo: Movimento literário da Idade Média que começou no século XI . É um movimento de grande importância, porque foi o primeiro da Língua Portuguesa e teve como produção literária as chamadas cantigas que poderiam ser de amor,amigo e escárnio e maldizer. Era um poesia cantada pelo chamado trovador.
1189