O que é uma má alimentação na prática? Segundo o estudo, uma má alimentação é uma dieta desequilibrada carente em ingestão de frutas, verduras, legumes, cereais e grãos, além de ter o consumo excessivo das chamadas gorduras ruins, sódio e açúcar.
A alimentação saudável é o principal responsável para o organismo ter um bom desempenho. O nosso corpo precisa diariamente de vitaminas e minerais para funcionar perfeitamente. Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico, quanto para o mental.
Uma alimentação saudável é aquela que garante, principalmente, que seu organismo esteja recebendo todos os nutrientes de que ele precisa. Para ser uma alimentação realmente saudável, é preciso pensar em variedade, equilíbrio, quantidade e na segurança dos alimentos que estão sendo ingeridos.
Descubra a seguir que alimentos são esses e por que precisam ser cortados do cardápio:
Você toma os cuidados básicos para ter boa saúde?
Um prato colorido representa uma alimentação variada, equilibrada, rica em nutrientes, vitaminas e minerais. As vitaminas, nutrientes, micronutrientes e fitoquímicos contidos nos alimentos estão diretamente relacionados com as cores dos alimentos.
Mais cores significa mais variedade de nutrientes A grande variedade de cores no seu prato também tem um significado muito importante para sua saúde: ela revela o alto valor nutricional da refeição que você vai fazer. Por isso, quanto mais cores, mais tipos de nutrientes você estará ingerindo naquele prato.
Seu prato já vai ter as cinco cores essenciais para uma dieta saudável! Depois conte pra gente como ficou! *Existem 5 cores fundamentais que devem estar presentes nas suas refeições: verde, laranja, vermelho, roxo e branco.
"Quanto mais colorido o prato, melhor. A dica é ingerir alimentos de cinco cores diferentes ao dia: vermelho, laranja, roxo, verde e branco.
Você já deve ter lido ou ouvido que quanto mais colorido o seu prato, melhor. Mas você sabe o porquê? Cada nutriente está relacionado a um pigmento ou cor. Ou seja, quanto mais colorido o prato, maior variedade de nutrientes consumidos naquela refeição.
Isso porque as cores ajudam a reconhecer uma qualidade dos vegetais: a presença de pigmentos que fazem maravilhas pelo nosso organismo. Lembre-se: cada fruta, verdura e legume tem um conjunto de propriedades que não é comum aos demais.
Prato saudável é aquele beeem colorido e variado. De uma forma geral, a recomendação é a seguinte: metade do prato deve ser de vegetais, 1/4 deve ser de carboidratos e 1/4 deve ser de proteínas. A quantidade específica de cada um, é você, sua fome e o seu nutricionista que vão dizer qual é.
Nutricionista monta cardápio saudável ao gosto do brasileiro