A narração feita por um narrador que não participa dos fatos, mas que os observa, é denominada de Narração em 3ª pessoa. Considerado o primeiro romance romântico brasileiro propriamente dito, A Moreninha (1884) pode ser considerado um exemplo de narrativa em 3ª pessoa.
Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. ... 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).
pessoas do verbo variam em número, havendo três pessoas do singular (eu, tu, ele) e três pessoas do plural (nós, vós, eles). ... ª pessoa do singular: tu - Indica que existe um ouvinte. 3. ª pessoa do singular: ele - Indica que existe uma pessoa assunto.
No texto de primeira pessoa temos o Eu ou o Nós com os verbos conjugados para concordar com essas pessoas. Já no texto de terceira pessoa temos Ele/Ela,ou Eles/Elas e os verbos conjugados para concordar com essas pessoas. Então é só ler e fazer as modificações prestando atenção se o texto fica bonito quando você lê.
Algumas dicas que se destacam: começar pensando e estruturando bem o personagem, ser empático e evitar a autobiografia. Eu diria que a melhor dica é ler muito. Quanto mais referências você tiver, mais ideias você terá para um bom texto. E não tenha medo de imitar as suas referências.
Os narradores explicitamente referem-se a si mesmos usando palavras e frases que envolvem "EU" (referindo-se como a primeira pessoa do singular) e/ ou "NÓS" (primeira pessoa do plural).