O tratamento da dismenorreia primária difere do da secundária, afinal, se tratam de causas diferentes. Geralmente são utilizados medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs). Conforme vimos, sua eficiência tem relação com a regulação da síntese de prostaglandinas.
Dismenorreia é a dor uterina por volta do período menstrual. A dor pode ocorrer com a menstruação ou precedê-la em 1 a 3 dias. A dor tende a alcançar a intensidade máxima 24 horas após o início da menstruação e diminuir após 2 a 3 dias.
Os sintomas associados à amenorreia são dores de cabeça intensas, acne, falta de lubrificação vaginal, alterações da voz, aumento do crescimento dos pelos pelo corpo, aumento dos seios e cólicas periódicas sem sangramento.
A dismenorreia é uma cólica muito forte que ocorre alguns dias antes ou durante a menstruação, devido a liberação de substâncias inflamatórias que causam contrações no útero, levando ao surgimento de dor no pé da barriga, e que pode causar outros sintomas como náuseas, vômitos, dor de cabeça ou dor nas pernas, por ...
Várias hipóteses têm sido propostas para explicar sua causa: o aumento da produção de estrogênio e progesterona com posterior eliminação incompleta do endométrio espessado, a vasodilatação intensa das artérias endometriais, seguida por vasoconstrição e eliminação do endométrio superdesenvolvido, a formação de ...
Cólica. Sintoma de gravidez: No início da gravidez, a gestante pode sentir um desconforto dolorido na parte inferior do abdómen, em decorrência da implantação do zigoto na parede do útero ou devido às mudanças hormonais.
No início do primeiro trimestre da gravidez muitas mulheres apresentam crises fortes de dor de cabeça ou enxaqueca, e só desconfiam de uma possível gestação se acompanhada de náuseas, sonolência, sensibilidade e inchaço dos mamilos e o atraso menstrual.
A dor de cabeça na gravidez é mais comum durante o 1º trimestre de gestação, e pode ocorrer devido a várias causas, como alterações hormonais, cansaço, congestão nasal, baixos níveis de açúcar no sangue, estresse ou fome.
É comum sentir dores de cabeça ou até enxaqueca na gravidez. Entretanto, é preciso ficar atenta aos sinais dessas dores. A Pré-Eclâmpsia é a principal causa de morte entre mulheres grávidas no Brasil.
Sintomas dos primeiros 7 dias
Sonolência, cansaço e fadiga Pode ter início até na primeira semana de gravidez. A mulher tem uma sensação de sonolência excessiva e cansaço. "Acontecem devido ao hormônio Beta HCG e à progesterona. Além disso, pode haver uma queda da pressão arterial levando a esses sintomas", explica Domingos Mantelli Filho.