Perfil farmacoterapêutico é o registro cronológico da in- formação relacionada com o consumo de medicamen- tos de um paciente. Este registro permite ao farmacêuti- co realizar o acompanhamento do paciente e contribuir para o uso seguro e efetividade dos medicamentos.
relacionados com medicamentos (PRMs), são classificados em12:
O sistema de distribuição individualizado (SDI) é adotado em hospitais brasileiros, e cada instituição possui suas peculiaridades e variações da rotina operacional. Essas variações vão desde a forma da prescrição médica, modo de preparo e distribuição das doses e fluxo da rotina.
Podemos destacar 03 tipos de sistemas de dispensação de medicamentos, sendo:
O sistema de distribuição por dose unitária apresenta como principais vantagens a maior segurança para o médico em relação ao cumprimento de suas prescrições; participação efetiva do farmacêutico na definição da terapêutica medicamentosa e a redução da incidência de erros de administração de medicamentos, além do ...
Sistema no qual alguns medicamentos são dispensados através de requisições (Sistema Coletivo) e outros por prescrição individual (Sistema Individual). Os erros são freqüentes; Aumenta· o número de tarefas desenvolvidas na Farmácia.
SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO COLETIVO DE MEDICAMENTOS É um sistema onde os pedidos de medicamentos à Farmácia são feitos através da transcrição da prescrição médica pela enfermagem. Estes pedidos não são feitos em nome dos pacientes, mas sim, em nome de setores.
Assim que a distribuidora de medicamentos recebe um pedido, a última etapa do processo começa. Os produtos são separados e embalados, atendendo todas as exigências de saúde e segurança. Logo em seguida entra em ação o planejamento logístico, que fará com que cada item seja entregue no prazo.
Unitarizar – É o processo de embalar, identificar os medicamentos para serem administrados ao paciente de maneira personalizada e segura.
Para realizar o fracionamento de medicamentos não é necessário que seja expedida uma licença específica por parte do órgão sanitário. A apresentação da prescrição é condição essencial para o fracionamento (com exceção daqueles isentos de prescrição).
Psicobox é um sistema exclusivo e patenteado para uso hospitalar, com a proposta de facilitar as rotinas de dispensação de medicamentos e materiais de uso hospitalar. Todos os kits, caixas e carros são confeccionados para uso de lacres.
O controle da infecção hospitalar é de competência de toda a equipe de saúde, e o papel do farmacêutico é reduzir o numero de infecções através do uso racional de antimicrobianos e da educação continuada para profissionais da saúde e pacientes.
Ser especialista em farmácia hospitalar exige que o profissional tenha um perfil multidisciplinar, unindo, muitas vezes, habilidades da carreira de farmacêutico gestor e farmacêutico clínico, com conhecimentos básicos de administração, habilidade para coordenação e liderança, além de conhecer as ferramentas de gestão ...
O farmacêutico que atua nas UBSs é responsável pela dispensação de medicamentos, farmacovigilância, reposição, armazenamento e controle dos medicamentos, além de promover a educação em saúde.
O farmacêutico também é fundamental na organização dos serviços públicos de saúde. Sua participação é essencial a uma atenção à saúde de qualidade, que impossível de conseguir sem uma gestão eficiente dos medicamentos.
Para Carvalho, o farmacêutico é importantíssimo na saúde pública, pois ele atua em áreas que envolvem as farmácias municipais, estaduais e federais, os laboratórios de análises clínicas (públicos, credenciados e Laboratórios Centrais de Saúde Pública - LACENs), hospitais públicos e filantrópicos, desenvolvimento de ...
A inserção do cuidado farmacêutico possibilita o aumento da resolutividade do uso dos medicamentos e do conhecimento dos principais problemas relacionados aos medicamentos, criando novos indicadores aos gestores e a outros profissionais de saúde (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2014).
Cuidado farmacêutico é um modelo de prática que orienta a provisão de uma variedade de serviços farmacêuticos ao paciente, sua família e comunidade, por meio da ação integrada do farmacêutico com a equipe multiprofissional de saúde.