O mediopé é formado por cinco ossos: o navicular, o cubóide e três cuneiformes (medial, intermédio e lateral). Ele conecta o retropé (calcâneo e tálus) com o antepé (metatarsos e dedos) através de várias articulações, que formam um complexo ligamentar bastante estável.
O navicular acessório é um osso extra localizado na parte interna do pé, logo acima do arco plantar medial, sendo incorporado ao tendão tibial posterior. Muitas pessoas não sabem que apresentam essa condição, pois na maioria dos casos ela não cursa com sintomas.
Os três grupos ósseos que compõem o pé são: Tarso, metatarso e falanges. O tarso é um termo coletivo para os sete ossos que compõem a estrutura. O tálus (osso do tornozelo) e o calcâneo localizam-se na porção posterior do pé.
O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. Possui coloração esbranquiçada, é muito duro, une-se aos outros por intermédio das junções ou articulações, constituindo o esqueleto. O ser humano possui vários tipos de ossos, de diferentes formatos, tamanhos, largura e espessura.
O polegar é o dedo (ou primeiro quirodáctilo) mais importante dos hominídeos – é completamente oponível aos outros dedos, o que significou uma aquisição evolutiva que permitiu a estes animais a utilização de instrumentos, com os quais podem mais facilmente defender-se e modificar o meio ambiente para melhor ...
Tratamento. Geralmente, o único tratamento necessário para uma fratura de um dedo do pé é imobilizar o dedo fraturado junto ao dedo adjacente (chamado “buddy taping”) por várias semanas.
Normalmente, a dor nos pés pode ser aliviada com repouso, um escalda pés ou uma massagem local com creme hidratante, no entanto, quando demora mais de 5 dias para aliviar é recomendado consultar um ortopedista para identificar se existe algum problema no pé, iniciando o tratamento adequado.
Como aliviar a dor no joanete?
A gota é outro exemplo de doença "camaleônica". Um aumento dos níveis de ácido úrico no sangue (hiperuricemia) dá como primeiro sintoma, em mais da metade dos casos, uma dor forte no dedão do pé!
Muita gente não sabe, mas a gota é uma enfermidade que tem como sintoma uma dor forte no dedão do pé. Sua característica é a elevação do ácido úrico no sangue, o que diversas pessoas não acompanham regularmente e começam a sentir as dores sem saber disso. Logo, todo cuidado é pouco para prevenir a sua evolução.
Causas para a dor no pé A dor no pé é um sintoma que pode ser devido a diversas patologias (ou doenças). A fascite plantar, os joanetes, o esporão do calcâneo, o Neuroma de Morton, a artrite gotosa são alguns exemplos de patologias que provocam dores nos pés, como veremos adiante com maior detalhe.
Existem vários tipos de cirurgia que são empregadas para o tratamento do Hallux Rigidus de grau moderado a grave. As osteotomias e queilectomias são procedimentos utilizados para descomprimir a articulação e retirar os bicos ósseos que causam o impacto, melhorando assim o movimento e aliviando a dor.