A primeira conjugação é um dos três modelos fixos de conjugação verbal. Todos os verbos regulares terminados em -ar, ou seja, que possuem vogal temática a, encaixam-se nesse modelo de conjugação, apresentando as mesmas terminações nas diferentes pessoas, modos e tempos verbais.
A segunda conjugação é um desses modelos, no qual se encaixam todos os verbos regulares terminados em -er, ou seja, que possuem a vogal temática e. O modelo de conjugação verbal define as terminações nas diferentes pessoas, modos e tempos verbais.
O que pesquisadores, vindos da Universidade de Michigan (MU, na sigla em inglês) e da Universidade Estadual de Michigan (MSU), descobriram é que falar em terceira pessoa (ou seja, chamar a si mesmo por seu nome, como se você fosse outro indivíduo) ajuda na hora de lidar com picos de estresse.
No texto dissertativo argumentativo, o autor tenta convencer o leitor de sua tese. ... O texto pode ser escrito na terceira pessoa do plural (objetivo) ou na primeira pessoa do singular (subjetivo).
O fato é que na escrita científica devemos usar sempre a terceira pessoa, e nunca a primeira pessoa (eu / nós). Porém, estamos muito acostumados no dia a dia com a primeira pessoa e as vezes temos algumas dificuldades na hora da escrita da monografia.
A recomendação da professora é sempre utilizar a terceira pessoa do singular ou plural (ele/eles). Isso porque a redação deve ser objetiva e impessoal. Ao utilizar frases como “eu acho” ou “na minha opinião” em seu texto, demonstra aos corretores que sua posição não está embasada em argumentos sólidos.
Veja bem, se um texto dissertativo já é, em si mesmo, um tipo de texto no qual o autor expõe o sua opinião, torna-se desnecessário marcas como “eu acho” e “na minha opinião”. Teremos a impessoalidade no uso dos verbos na 3ª pessoa do singular e do plural (geralmente acompanhados do pronome “se”).
Eles. Exemplo: "Eu gosto de sorvete." Exemplo: "Nós gostamos de sorvete." Exemplo: "Tu gostas de sorvete."
De modo resumido essas regras são:
A maioria dos verbos sofrem o acréscimo de “s” na terceira pessoa do singular: work/works (trabalhar); drive/drives (dirigir); eat/eats (comer); drink/drinks (beber).
Como passar o texto da primeira para terceira pessoa? É só você mudar o foco narrativo. No texto de primeira pessoa temos o Eu ou o Nós com os verbos conjugados para concordar com essas pessoas. Já no texto de terceira pessoa temos Ele/Ela,ou Eles/Elas e os verbos conjugados para concordar com essas pessoas.
Em uma narrativa que utiliza a terceira pessoa, você deve contar uma história em que se refira a seus personagens como "ele" e/ou "eles".
Para garantir que você está utilizando a linguagem formal nos seus textos, siga as dicas a seguir:
Em UMA NARRATIVA em 1ª pessoa o narrador usa o EU (1ª pessoa do singular) ou NÓS ( 1ª pessoa do plural). ... Em uma NARRATIVA em 3ª pessoa usamos o ELE ( 3ªpessoa do singular) ou ELES ( na 3ª pessoa do plural ). Na narrativa em 3ª pessoa temos um NARRADOR -ONISCIENTE , que conhece tudo o que acontece com os personagens .
Comece o e-mail com “Caro [nome]”, “Prezado [nome]”, “Senhor [nome]” ou “Senhora [nome]”. Sempre tente encontrar o nome de quem vai ler seu e-mail, pois isso torna a mensagem mais pessoal e garante que a pessoa lerá com atenção.
Escrevendo um poema em 10 passos
Numa análise formal, os poemas são analisados quanto ao número de estrofes, número de versos por estrofe, esquema rimático em cada estrofe, métrica dominante e tipo de rima existente. A poesia, por oposição à prosa, é escrita em verso. Cada linha do poema é chamada de verso.