De uma forma simples, os folículos são os óvulos do seu ovário. São sinais de ovulação. São os chamados cistos funcionais, isto é, do próprio funcionamento do ovário. Não precisam de qualquer tratamento medicamentoso ou cirúrgico.
Ele nada mais é que um folículo (óvulo) que se destaca entre outros que começaram o processo de estimulação e maturação. ... Um bom folículo dominante no ovário, é aquele que mede cerca de 14mm até 30mm. Ele é um sério candidato à ser liberado para ovular e ser fecundado para dar origem à um bebê.
Até qual tamanho um foliculo é considerado viável para uma gestação? O foliculo é onde está o óvulo, ele cresce na primeira fase do ciclo menstrual (logo após a menstruação) e a partir de aproximadamente 17/18mm ele pode romper, o que chamamos de ovulação.
Os folículos se desenvolvem por vários meses antes de estarem prontos para liberar o óvulo (aproximadamente >175 dias ou >~ 6 ciclos) (9, 10). Em qualquer momento, existem folículos em vários estágios de desenvolvimento em seus ovários (10). Os primeiros cientistas confundiram o folículo com o próprio óvulo.
Ainda não há uma resposta consensual na literatura médica para determinar o número ideal de óvulos para a fertilização in vitro. Alguns trabalhos sugerem que uma quantidade boa seja entre 8 e 14 óvulos, o que muitas vezes é suficiente para formar embriões de boa qualidade para a transferência embrionária.
O que é a contagem de folículos antrais (CFA)? Todos os folículos medindo entre 2 e 10 mm de diâmetro médio são contabilizados. A partir da soma é possível classificar a reserva ovariana. Se a conta resultar um número menor ou igual a 8, indica uma baixa reserva ovariana e, consequentemente, um baixo potencial fértil.