Um hordéolo, vulgarmente, conhecido como “terçolho” ou “terçol no olho” é um abcesso palpável, um nódulo ou “inchaço”, vermelho ou avermelhado e doloroso que se forma na pálpebra (veja fotos superiores).
O tratamento do terçol é feito com aplicação local de calor úmido, com uma compressa de água morna, por 10 a 15 minutos, de 3 a 4 vezes por dia. Também é recomendada a administração de colírios ou pomadas com antibióticos receitados por um oftalmologista.
Um terçol, hordéolo ou viúva, é uma protuberância vermelha, como uma espinha, que se forma na borda externa da pálpebra e requer alguns cuidados para que desapareça rápido. Suas pálpebras têm muitas pequenas glândulas de óleo, especialmente em torno dos cílios.
Como causas para o surgimento do hordéolo, "terçolho" ou "terçol no olho" encontram-se as infeções bacterianas. Estas infeções são as responsáveis pelo bloqueio da drenagem das glândulas, dando assim origem ao hordéolo. Os Staphylococcus são as bactérias mais frequentes nas infeções.
Aquela dorzinha chata, pálpebra inchada, olho lacrimejante. Pode até parecer com outros problemas nos olhos, mas o terçol não é contagioso. Terçol é uma inflamação que surge nos olhos por causa de uma bactéria e, como as bactérias já estão presentes no nosso organismo, não passa de uma pessoa para outra.
Pode até parecer com outros problemas nos olhos, mas o terçol não é contagioso. Terçol é uma inflamação que surge nos olhos por causa de uma bactéria e, como as bactérias já estão presentes no nosso organismo, não passa de uma pessoa para outra.
Produção excessiva de secreção nas glândulas é uma das causas do terçol. Ele aparece quando há excesso de oleosidade na base dos cílios. Por isso, homens e mulheres com pele oleosa e os adolescentes com desregulação de hormônios são mais propícios de terem a inflamação da glândula e, consequentemente, o terçol.
Sendo assim, ao manter-se aquecida, ela ameniza a dor e ajuda evoluir no processo de cura. O terçol não é contagioso e, normalmente, dura entre 15 e 20 dias.
A crença popular de esquentar a aliança e colocar no terçol segue o mesmo princípio. "Ao esquentar o metal e colocá-lo na região, você faz uma compressa com uma temperatura quente", diz.
Para fazer as compressas mornas, basta mergulhar uma gaze esterilizada em água morna, verificando antes a temperatura da água com o pulso, para não queimar a pele ou o olho. A seguir, deve-se colocar a gaze em cima do terçol durante 5 minutos e repetir 2 a 3 vezes durante o dia, sempre com uma água nova.
Desde compressas com alho, até passar um anel quente na região. A verdade é que essa é uma inflamação que deve ser tratada com atenção e jamais podemos seguir as receitas antigas sem antes consultar um médico.
A maioria das pomadas para terçol contém terramicina e prednisona em sua composição, substâncias que ajudam a eliminar a infecção ocular do organismo....As pomadas mais indicadas para curar o terçol são:
Como evitar o terçol
Use uma compressa quente Uma compressa quente é a maneira mais eficaz de tratar um terçol. O calor ajuda a dissolver o pus e o óleo, de modo que possa drenar naturalmente. Molhe um toalhete limpo com água morna. Certifique-se de que a água não está muito quente.
O que fazer A regra número 1 é jamais, sob hipótese alguma, apertar o terçol. "Isso leva o pus para debaixo da pele, podendo evoluir para uma celulite, que é a infecção da porção gordurosa da pele. E, como os olhos ficam perto do cérebro, há o risco de uma infecção neurológica, que é muito mais grave", alerta Neves.
Você nunca deve espremer o terçol, porque isso pode causar inflamações e outros problemas oculares graves. Qualquer procedimento no tratamento desse problema deve ser orientado por seu oftalmologista para garantir sua segurança e saúde!
Certas doenças da pele tais como rosácea ou blefarite, podem ser responsáveis pelo aparecimento de terçol recorrente, apesar de realizar uma boa higiene. Em tais casos, é preciso consultar um dermatologista para que possa controlar a condição já existente e evitar a formação futura de terçol nos olhos.
Produção excessiva de secreção nas glândulas é uma das causas do terçol. Ele aparece quando há excesso de oleosidade na base dos cílios. Por isso, homens e mulheres com pele oleosa e os adolescentes com desregulação de hormônios são mais propícios de terem a inflamação da glândula e, consequentemente, o terçol.
O terçol costuma desaparecer em cerca de quatro dias ou, o mais tardar, uma semana. A redução do inchaço, da dor e da vermelhidão são indícios de melhora. Porém, a falta de tratamento adequado pode provocar graves inflamações nos olhos, como as celulites.
Após 1 ou 2 dias, um calázio é localizado no corpo da pálpebra. Normalmente, um nódulo indolor ou pequeno se desenvolve. Um calázio geralmente drena através da superfície interior da pálpebra ou é absorvido espontaneamente ao longo de 2 a 8 semanas; raramente persiste por mais tempo.
Antibiótico
Ele também recomenda a alternância de compressas mornas e geladas para diminuir o inchaço e a vermelhidão do rosto ou da região do olho atingido. Quando o terçol não drena dentro de uma ou duas semanas é preciso intervenção cirúrgica.
No olho diretamente NUNCA DEVE SER COLOCADO NADA QUE NÃO SEJA PRESCRITO PELO MÉDICO OFTALMOLOGISTA. O que deve ser feito são as COMPRESSAS COM ÁGUA FILTRADA GELADA, porque a temperatura fria ajuda a diminuir a inflamação local. A melhor coisa a se usar é a água filtrada pois a mesma não vai irritar a pele.
Umedeça uma toalha em água bem gelada – pode misturar a água com algumas pedrinhas de gelo – e pressione levemente sobre a parte inchada. Repita o processo algumas vezes para que o resultado seja notável. O gelado fará com que os vasos da região fiquem menos dilatados, desinchando seus olhos.
Use uma compressa quente Certifique-se de que a água não está muito quente. Torça o pano de modo que esteja úmido, mas não goteje. Em seguida, coloque suavemente sobre o seu olho por cerca de 5 a 10 minutos. Não esprema nem tente perfurar o terçol.
Você nunca deve espremer o terçol, porque isso pode causar inflamações e outros problemas oculares graves. Qualquer procedimento no tratamento desse problema deve ser orientado por seu oftalmologista para garantir sua segurança e saúde!
Tratamento caseiro para terçol
Terçol no olho é dolorido e causa irritação, mas não é contagioso e o tratamento é simples. O terçol é uma lesão infecciosa que surge na região dos olhos caso ela esteja infectada por uma bactéria chamada estafilococos. A infecção forma um pontinho inchado e vermelho, muito dolorido, com pus em seu interior.