O objetivo é roubar a bandeira do time adversário e trazer para o seu campo. Mas o jogador que entrar no campo do time adversário e for tocado por alguém fica preso no lugar. Só pode sair se for “salvo” por alguém do seu próprio time. Ganha o time que capturar a bandeira adversária mais vezes.
O pique-bandeira é um jogo infantil que já foi muito praticado no Brasil. Sua origem é comumente associada aos escoteiros mirins, mas não é datada com precisão, acredita-se que se popularizou no país por volta das décadas de 70 e 80.
A primeira equipe que capturar a bandeira vence a partida. Por fim, quando as partidas são rápidas demais, as equipes podem trocar de território, esconder as bandeiras em outros lugares e voltar a brincar.
Captura à bandeira (também conhecido como Rouba bandeira ou Pique Bandeira) é um jogo tradicional, geralmente exercido por crianças ou às vezes por adultos....
O Pique bandeira de tabuleiro é um material pedagógico acessível composto por uma placa de papelão marcada por caminhos geométricos, onde os jogadores movimentam peças feitas de tampinhas de adoçante. O objetivo do jogo é levar o peão-bandeira, localizado no campo adversário, para seu próprio lado do tabuleiro.
(KISHIMOTO,2003, p. 96). O jogo propicia à criança além do desenvolvimento dos aspectos físico e social, também o cognitivo. ... A participação em jogos contribui para a formação de atitudes sociais: respeito mútuo, cooperação, obediência às regras, senso de responsabilidade, senso de justiça, iniciativa pessoal e grupal.
Objetivo. O objetivo de jogos de Mancala normalmente é capturar mais sementes do que o oponente; algumas vezes se tenta vencer por meio do bloqueio de todos os movimentos do oponente.
jogo Mancala
Monopoly
shaturanga