adjetivo Diz-se do sócio de uma sociedade em comandita simples ou por ações, que responde ilimitada e solidariamente pelas obrigações sociais. Etimologia (origem da palavra comanditado).
Art. 1.
Como direitos dos sócios comanditários, a lei prescreve o de tomar parte nas deliberações sociais e o de fiscalizar os negócios da sociedade. ... Só os sócios comanditados poderão ser gerentes da sociedade. Os comanditários, em virtude da limitação de sua responsabilidade, não poderão exercer cargos de gerência.
Os sócios comanditários têm responsabilidade limitada em relação às obrigações contraídas pela sociedade empresária, respondendo apenas pela integralização das quotas subscritas. ... Já os sócios comanditados contribuem com capital e trabalho, além de serem responsáveis pela administração da atividade de empresa.
“Art. 1.
A sociedade em nome coletivo é um tipo societário onde todos os sócios são solidários e todos respondem ilimitadamente pelas dívidas da sociedade, ou seja, a dívida da sociedade pode atingir os bens dos sócios. ... A sociedade em comandita simples é composta por dois tipos de sócios: os comanditários e os comanditados.
A sociedade em comandita por ações tem o capital dividido em ações, regendo-se pelas normas relativas à sociedade anônima, sem prejuízo das normas especificadas no Código Civil, e opera sob firma ou denominação.
Dispõe-se que a denominação ou firma deve ser seguida das palavras “Comandita por Ações', por extenso ou abreviadamente. No caso da sociedade adotar firma, dela só farão parte os nomes dos diretores ou gerentes, os quais ficam ilimitadamente e solidariamente responsáveis nos termos da lei, pelas obrigações sociais.
A sociedade simples é uma associação entre dois ou mais profissionais que exercem a mesma atividade, na qual eles se juntam e formam uma sociedade de modo a prestar serviços de natureza intelectual (científica, literária, artística) ou cooperativa.
Os sócios de capital, também conhecidos como sócios patrimoniais, são responsáveis por integralizar o capital social com aporte em dinheiro ou bens suscetíveis de apreciação pecuniária. Já os sócios de serviço comprometem-se a contribuir com o seu trabalho.
Resposta. Resposta: A alteração relativa aos assuntos do artigo 997, que elenca as cláusulas obrigatórias, seja aprovada sem o consentimento de todos os sócios.
3 Direitos essenciais que todos os sócios de LTDA deveriam saber
Ser sócio de uma empresa implica em ser dono de parte (ainda que mínima) dela. Lembrando que o sócio majoritário é aquele que possui maior número de cotas ou ações da empresa.
O sócio majoritário possui o maior número de ações e, portanto, dá a última palavra nos assuntos da empresa. "Sócio é sócio, majoritário ou minoritário. O que vai definir cada um é a sua participação em cotas do capital. O minoritário é aquele que possui uma pequena fração do capital investido na empresa", explica.
Entendendo o Papel do Sócio Majoritário Basicamente, o capital social dela foi dividido em pequenas porções que recebem o nome de ações. Quem adquire essas ações a passa a ser “sócio” da companhia em questão, pois possui uma fração do seu capital social.