Utilizado na locução à queima-roupa, que significa muito próximo ou perto, cara a cara ou corpo a corpo.
A população pode contribuir fazendo denúncias pelos telefones 156 (prefeituras), 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar).
Onde não há coleta, o lixo deve ser enterrado ou queimado. ... Um bom destino para o lixo é a reciclagem. Com a reciclagem, quase todo o material do lixo é reaproveitado: o papel, o plástico, os metais, os vidros, etc.
Somente 10% vai para lixões controlados, 9% vai para aterros sanitários e somente 2% é reciclado. A queima de lixo que é bastante utilizada é também prejudicial, pois libera gases nocivos à atmosfera, empobrece o solo e desperdiça materiais recicláveis e de energia.
Sim, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9605/1998), queimar lixo constitui crime. A Lei define que toda poluição gerada em níveis que provoquem (ou possam provocar) danos à saúde humana, a mortandade de animais ou a destruição da flora implica em reclusão de um a quatro anos, além de multa.
Doenças. O estudo destaca que “a queima do lixo plástico aumenta o risco de doenças cardíacas, agrava doenças respiratórias, como asma e enfisema, causa irritações na pele, náusea e dores de cabeça, e prejudica o sistema nervoso”.
CONSEQUÊNCIAS DO DESCARTE INCORRETO DE LIXO
A incineração é um método que reduz significativamente o volume de lixo, mas a sua grande desvantagem é o seu alto custo. Os incineradores têm alto custo de implantação, manutenção e operação.
O processo de incineração exige a presença de pessoas treinadas. A incineração libera gases que podem poluir a atmosfera provocando impactos ambientais. ... Dessa forma, a incineração é um processo que diminui o volume do lixo e destrói o lixo de alta periculosidade, mas é altamente poluente e dispendiosa.
Há dois tipos de sobras que são especialmente indicados para a incineração, os resíduos hospitalares e os resíduos industriais de grande periculosidade, como os defensivos agrícolas.
Use embalagens reaproveitáveis Outra forma de diminuir o lixo é adquirir itens que possam ser reaproveitados, como ecobags ao fazer compras e produtos sem embalagem, ou em embalagens de vidro. O ideal é evitar principalmente a compra de produtos que venham embalados em plástico e isopor.
Confira a seguir 6 formas de reduzir o lixo eletrônico:
Você precisa procurar um lugar para deixar seu lixo eletrônico. Não é papel da prefeitura recolhê-lo na sua casa, com o lixo comum e o reciclável. Segundo uma lei de 2010, chamada de Política Nacional de Resíduos Sólidos, cabe às empresas a responsabilidade de coletar e reciclar o lixo eletrônico.
Já sabemos que no lixo eletrônico é possível encontrarmos ouro, prata, cobre, paládio e diversos outros materiais recuperáveis, que podem gerar uma economia de bilhões ao ano. E as baixas taxas de reciclagem podem impactar mais ainda a economia de um país que já se encontra em uma crise tão dolorosa.