Significado de Democracia substantivo feminino Governo em que o poder é exercido pelo povo.
A palavra democracia é formada por dois vocábulos gregos que, juntos, implicam uma concepção singular de relações entre governados e governantes: “demos” significa povo ou muitos, enquanto “kracia” quer dizer governo ou autoridade; assim, em contraposição à prática política adotada até então, ou seja, o governo de um ...
Resposta: A carreira mais cobiçada na época era a de político. Os sofistas se concentravam em ensinar oratória. ... Os sofistas tinham grande conhecimento de quais palavras tinham o poder de entreter, impressionar ou persuadir o público.
A ideia é ganhar o debate independente se falamos a verdade ou não. Sendo assim, os sofistas forneceram o basilar da política: o debate como ferramenta de persuasão e choque de ideias (não deve ser confundido com a dialética platônica, em que duas ideias se chocam para que encontrem uma verdade).
A maior contribuição dos sofistas foi, certamente, utilizarem-se da razão para ajudar a colocar o ser humano em seu devido lugar, ou seja, no centro das atenções. ... A sofística veio, exatamente, resgatar o ser humano das sombras da filosofia da physis e colocá-lo em total evidência.
A contribuição dos sofistas para a democracia grega Por meio do ensino da areté política, os sofistas possibilitaram aos demais cidadãos que participassem ativamente dos assuntos relacionados à pólis e ocupassem cargos de destaque, antes restritos à classe aristocrática.
Resposta. Os sofistas foram os primeiros filósofos do período socrático. ... Os sofistas ensinavam técnicas de persuasão para os jovens, que aprendiam a defender uma posição e opinião, de modo que numa assembleia, soubessem ter fortes argumentos a favor ou contra uma opinião e ganhassem a discussão.
Resposta. Resposta: Os sofistas se compunham de grupos de pensadores na Grécia Antiga que viajavam de cidade em cidade realizando discursos públicos para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para oferecer-lhes educação.
Os sofistas eram considerados mestres da retórica e da oratória, acreditavam que a verdade é múltipla, relativa e mutável. Protágoras foi um dos mais importantes sofistas.
Na Grécia antiga, principalmente na cidade de Atenas no século V a.C., desenvolveu-se uma corrente de pensadores conhecidos como Sofistas. Tidos como “sábios”, eram pagos para ensinar os jovens principalmente a arte da argumentação.
Os sofistas surgem exatamente nesse momento de passagem da tirania e da oligarquia para a democracia. ... Os sofistas acabaram sendo os responsáveis por preparar o cidadão para a participação na política por meio do ensino da retórica, ou seja, da arte do bem falar, da utilização de um discurso persuasivo.