Resiliência é um conceito emprestado da física que significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito psicológico ou emocional.
A resiliência é uma competência essencial para qualquer ser humano. Ter a capacidade de lidar e de transpor adversidades é fundamental para o sucesso profissional e pessoal. Pessoas resilientes conseguem ver situações por outra ótica, enxergando o lado bom de momentos ruins, aprendendo com isto e seguindo em frente.
Como ensinar resiliência na prática. Otimismo: mostre aos estudantes que é sempre importante ver as situações, por piores que pareçam, pelo lado positivo. Só assim é possível pensar em soluções para resolver um problema. Solidariedade: as crianças precisam perceber desde cedo a importância de ajudar as outras pessoas.
Para se construir uma escola resiliente, é preciso que os professores sejam instados a compreender a importância de desenvolver estratégias de fortalecimento das pes- soas e sejam preparados para isso, sabendo lidar com situações estressantes e adversas (MARQUES, 2008).
Já está claro que resiliência é fundamental para a aprendizagem, mas para desenvolver essa mentalidade, é preciso esforço e mudança de atitude. ... Dentre tais habilidades, resiliência foi destacada exatamente por permitir a alunos e professores lidar com o estresse inerente às transformações dos novos tempos.
2009) define que, resiliência refere-se à capacidade de um material absorver energia sem sofrer deformação plástica ou permanente.
Podemos definir empatia como a habilidade de compreender outras pessoas. Uma pessoa empática consegue lidar melhor em qualquer situação, porque tem a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender o seu ponto de vista, mesmo que não concorde com ele.