Diferença entre ditongos e hiatos No ditongo, as vogais não se separam, permanecendo na mesma sílaba, por exemplo: herói (he-rói), mãe (mãe), peixe (pei-xe). No hiato, cada vogal fica numa sílaba diferente, por exemplo: iate (i-a-te), país (pa-ís), rainha (ra-i-nha).
Os ditongos orais podem ser pronunciados com timbre aberto ou fechado. Exemplos de ditongos orais: ai, ia, iu, ui, eu, éu, ue, ei, éi, ie, oi, ói, io, au, ua, ao, oa, ou, uo, oe, eo, ea.
Um ditongo é classificado de ditongo aberto quando é formado por uma vogal pronunciada com timbre aberto, como herói. É classificado de ditongo fechado quando é formado por uma vogal pronunciada com timbre fechado, como foice.
Acentuam-se o "i" e "u" tônicos quando formam hiato com a vogal anterior, estando eles sozinhos na sílaba ou acompanhados apenas de "s", desde que não sejam seguidos por "-nh". Razão: -i ou -u não estão sozinhos nem acompanhados de -s na sílaba.
Fiéis e o Novo Acordo Ortográfico Embora este acordo ortográfico tenha abolido o acento agudo dos ditongos abertos ei e oi, essa retirada ocorre apenas nas palavras paroxítonas, como ideia, estreia e plateia, e não nas palavras oxítonas, sendo esse o caso da palavra fiéis.
Exemplos com sabia: A forma verbal sabia não é acentuada porque as palavras paroxítonas não são, maioritariamente, acentuadas graficamente. A junção das vogais ia forma um hiato, ficando em sílabas separadas na divisão silábica: sa-bi-a.