TCP e IP são dois protocolos de rede de computadores separados. IP é a parte que obtém o endereço para o qual os dados são enviados. TCP é responsável pela entrega dos dados assim que o endereço IP for encontrado. É possível separá-los, mas não faz sentido diferenciar entre TCP e IP.
O modelo TCP/IP está dividido em quatro camadas:
As características do protocolo TCP são entregar ordenadamente os datagramas provenientes do protocolo IP, verificar a onda de dados para evitar uma saturação da rede, formatar os dados em segmentos de comprimento variável para 'entregá-los' ao protocolo IP, permitir o multiplex dos dados, ou seja, fazer circular ...
Você já deve ter ouvido falar do TCP/IP. ... O TCP significa Transmission Control Protocol (protocolo de controle de transmissão, em português). Ele tem como objetivo garantir que os dados sejam integralmente transmitidos, na sequência de envio, para os hosts de destino corretos.
Entre as vantagens do protocolo TCP/IP podemos citar a confiabilidade no recebimento e confirmação dos pacotes, uma vez que estes são assegurados através de métodos dentro da construção do protocolo. Além disso, sua segurança é reafirmada através de sua orientação para a conexão.
A grande vantagem do protocolo UDP em relação ao TCP é que ele é rápido, não causa sobrecarga e pode oferecer suporte à comunicação de um ponto a outro ponto e de um ponto a vários outros pontos.
Assim, temos o TCP como principal protocolo para conexão entre aplicações e o UDP para tráfego de mídias (vídeos e áudios), onde a velocidade é mais importante do que a integridade.
O OSI possui 7 camadas e o TCP/IP possui apenas 4. O TCP/IP mesclou as camadas 1 e 2 do OSI para a camada Aplicação. Há uma camada chamada de Internet em TCP/IP enquanto que a mesma é chamada de Redes em OSI.
TCP significa Transmission Control Protocol (Protocolo de Controle de Transmissão) e o IP, Internet Protocol (Protocolo de Internet). ... Então, o TCP/IP é uma espécie de idioma que permite às aplicações conversarem entre si.
Na camada de rede, o modelo OSI é compatível com a comunicação sem conexão e com a comunicação orientada a conexões; no entanto, na camada de transporte, o modelo aceita apenas a comunicação orientada a conexões, onde ela de fato é mais importante (pois o serviço de transporte é visível para os usuários).
não existem camadas equivalentes no modelo OSI e na arquitetura TCP/IP. a arquitetura TCP/IP acumula as funções das camadas de aplicação, apresentação e de sessão do modelo OSI dentro da sua camada de aplicação. as referências do modelo OSI devem ser seguidas pelos fabricantes de dispositivos de redes.
Segundo Tanenbaum o Modelo OSI não é uma arquitetura de redes, pois não especifica os serviços e protocolos exatos que devem ser usados em cada camada. Ele apenas informa o que cada camada deve fazer....Modelo OSI.
Existem várias vantagens. A principal é a interoperabilidade. Ao aderir a um protocolo aberto garante-se que o dispositivo irá funcionar com qualquer outro dispositivo que também esteja aderente a tal protocolo.
O Cisco Discovery Protocol (abreviado CDP) é um protocolo proprietário da camada de ligação de dados (Layer 2) desenvolvido pela Cisco Systems que tem como principal função a descoberta de equipamentos na rede, facilitando a compreensão da topologia da rede e de sua arquitetura.
Multicast é a transmissão de informação para múltiplos destinatários simultaneamente, usando a estratégia mais eficiente, onde as mensagens só passam por um link uma única vez e somente são duplicadas quando o link para os destinatários se divide em duas direções.
Multicast
Habilitar o recurso de Filter multicast (filtragem de multicast) no seu roteador Linksys permite classificar várias transmissões seletivas para dispositivos conectados à rede.
Multicasting é um método ou técnica de transmissão de um pacote de dados para múltiplos destinos ao mesmo tempo. Durante uma transmissão Multicast, o transmissor envia os pacotes de dados somente uma vez, ficando a cargo dos receptores captarem esta transmissão e reproduzi-la.
Uma solução eficaz e compacta que facilita o gerenciamento, simplifica o controle e melhora a comunicação entre dispositivos.
A comunicação de uma rede comutada é feita de três formas: unicast, multicast e broadcast: Unicast: Comunicação na qual um quadro é enviado de um host e endereçado a um destino específico. ... Multicast: Comunicação na qual um quadro é enviado para um grupo específico de dispositivos ou clientes.
Um endereço multicast não identifica uma máquina, mas um grupo, sendo dinamicamente alocado, e válido durante toda a sessão multicast. No IPv4, um endereço multicast possui os quatro primeiros bits iguais a 1110, o que corres- ponde à faixa de 224.
Existem alguns tipos de endereços unicast IPv6: Global Unicast; Unique-Local; e Link-Local por exemplo. Existem também alguns tipos para usos especiais, como endereços IPv4 mapeados em IPv6, endereço de loopback e o endereço não-especificado, entre outros.
Por definição, host é qualquer computador ou máquina conectado a uma rede, que conta com número de IP e nome definidos. ... Por essa abrangência, a palavra pode ser utilizada como designação para diversos casos que envolvam uma máquina e uma rede, desde computadores pessoais à roteadores.
Unicast é um endereçamento para um pacote feito a um único destino, ou seja, em comparação com o multicast, a entrega no unicast é simples, ponto-a-ponto.
É o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação para muitos receptores ao mesmo tempo. É formado por duas palavras distintas: broad, que significa largo ou em larga escala, e cast, que significa enviar, projetar, transmitir. O broadcast é responsável pela transmissão de qualquer tipo de mídia.
Em redes de computadores, broadcasting refere-se a transmitir um pacote que será recebido por todos os dispositivos na rede. Na prática, o escopo do broadcast é limitado a um domínio de broadcast.
Uma transmissão Unicast vai de um computador para outro de forma exata, este é o método "normal" usado na maioria das transações de mensagens, uma transmissão Broadcast é enviada de um computador para todos os computadores conectados na rede.