Despolpador de café aproveita a própria umidade do fruto e elimina o uso de água no processamento do grão.
Tipos de torra Um café com ponto de torra mais claro terá sabor menos intenso. Esse é o café vendido como especial. “Café mais claro tem um sabor menos intenso e, dependendo da matéria prima, pode ser mais ácido ou mais doce”, explicou Jack. A torra média seria o ponto ideal para aproveitar as qualidades do grão.
O aroma é menos pronunciado em torra mais leve; atinge o pico de intensidade em torras média e média-escura e se perde em torras muito escuras. Concluímos então que: Quanto mais torrado e escuro, menos aroma e sabor mais amargo o café vai ter. O tempo de torra também define sabor e cremosidade ao café.
A categoria de qualidade do café é determinada conforme a nota de Qualidade Global (QG) obtida pelo produto numa escala de 0 a 10. Esta classificação, que é única no mundo, auxilia o consumidor a decidir qual a qualidade do café que deseja ao adquirir.
Grãos de Café: conhecendo diferentes tipos
I de intensidade É a qualidade de um blend de café. Ela depende da consistência do corpo, da riqueza do sabor e, acima de tudo, da força do aroma. Um espresso é intenso quando tem um corpo muito substancial, um sabor rico e um impacto aromático significativo.
O café é composto por sete características principais que são classificadas em fragrância, aroma, acidez, amargor, sabor, corpo e resíduo. É por meio delas que é possível identificar a bebida nas mãos do consumidor.
Amargor: esse gostinho clássico produzido pela cafeína deve ser equilibrado. Os cafés de qualidade apresentam esse fator. Já quando o amargor é muito forte significa que são cafés que possuem uma torra acentuada e são de qualidade inferior. Aroma: bons cafés possuem um aroma pronunciado.