E pesquise porque Plutão foi rebaixado à categoria de planeta anão Planetas anões são aqueles cujas massas são muito pequenas, de forma que eles não são os astros denominantes em suas órbitas e possuem luas que têm massa de valor muito próximo.
Plutão
As principais características dos planetas anões são as seguintes: Orbitam alguma estrela, como o Sol. São quase esféricos. São acompanhados de muitos outros corpos, como cometas, asteroides ou mesmo outros planetas anões.
Ele tem uma órbita altamente inclinada e excêntrica que o leva de 30 a 49 UA do Sol. Isso faz Plutão ficar periodicamente mais perto do Sol do que Netuno (Neptuno). Atualmente Plutão está a 32,9 UA do Sol. Plutão foi descoberto em 1930 por Clyde Tombaugh e até 2006 foi considerado o nono planeta do Sistema Solar.
2006
Resposta. Explicação: Plutão, em 2006, foi rebaixado a planeta anão por não atender um dos critérios estabelecidos pela IAU: possuir uma órbita autônoma, ou seja, não ser o seu movimento de translação alterado pela gravidade de outros planetas. No caso de Plutão, sua órbita recebe a influência de Netuno.
Há 14 anos, Plutão deixava seu posto como um planeta do Sistema Solar, levantando dúvidas até os dias atuais do porquê isso aconteceu. ... Até 2006, Plutão era considerado o nono planeta do sistema solar (contando a partir do Sol).
Sendo assim, Plutão acabou sendo rebaixado à categoria de planeta-anão porque, ao seu redor, há um "mar" de outros objetos, já que sua gravidade não é intensa o suficiente para atraí-los e, assim, limpar sua órbita.
Um planeta anão é um corpo celeste muito semelhante a um planeta, dado que orbita em volta do Sol e possui gravidade suficiente para assumir uma forma com equilíbrio hidrostático (aproximadamente esférica), porém não possui uma órbita desimpedida.
Planetas anões são corpos celestes que orbitam uma estrela. ... A principal distinção entre um planeta anão e um planeta é que os planetas têm abriu o caminho em torno do sol, enquanto planetas anões tendem a orbitar em zonas de objetos semelhantes que podem cruzar o seu caminho em torno do Sol.
De acordo com a UAI, um planeta anão é um corpo celeste que:
As estrelas, por sua vez, mexem-se pelo céu durante a noite — mas não nascem ou se põem. Em vez disso, orbitam em trajetória circular ao longo de Polaris, a Estrela do Norte; O satélites também se mexem pelo céu, mas com uma velocidade muito maior que planetas.
A observação de satélites é geralmente feita a olho nu ou com o auxílio de binóculos, já que a maioria dos satélites de órbita terrestre baixa se move muito rapidamente para ser rastreada facilmente por telescópios.
A diferença entre um planeta e um satélite é a sua orbita, um planeta sempre irá orbitar uma estrela, enquanto que um satélite orbita outros corpos celestes, como um planeta.
A Lua é um planeta secundário porque gira em volta de um planeta maior, a Terra. A Lua é um satélite (natural) da Terra." ... Por outro lado a figura de planeta secundário simplesmente não existe oficialmente. Existem planetas principais (também designados simplesmente por planetas) e planetas anões.
Um satélite é um objeto no espaço que orbita ou circunda um objeto maior; entretanto, existem dois tipos de satélites: os naturais, que, como o nome sugere, provém da natureza (como a Terra orbitando o sol ou como a lua orbitando a Terra) ou os artificiais, que são criados pelo homem (como a Estação Espacial ...
Asteroides. Os asteroides são corpos rochosos, geralmente metálicos, remanescentes do violento passado dos planetas, ou seja, são detritos originados de colisões entre planetas, por exemplo. Não pare agora... ... Asteroides pequenos, geralmente com menos de um quilômetro de diâmetro, são chamados de meteoroides.
Se este meteoroide entrar na atmosfera da Terra, ele deve ser chamado de meteoro por conta do efeito luminoso dessa queima, mas, se algum fragmento "sobreviver" e atingir a superfície, essa rocha recebe o nome de meteorito.
Asteroides e cometas Um asteroide é um corpo rochoso composto por minerais e metais que orbita no Sistema Solar. Já o cometa é uma bola de poeira e gelo - embora também contenha rocha em sua composição - que se forma no Cinturão de Kuiper ou na Nuvem de Oort, regiões externas do Sistema Solar.
Um desses materiais são os meteoritos, e eles fornecem informações úteis sobre corpos celestes que passam perto da Terra, tais como asteroides e cometas. Embora sejam um tanto difíceis de encontrar, não é impossível se deparar com um meteorito, principalmente se você souber onde procurar.
Cometa Hale-Bopp