EQST

O Que So Micrglias?

O que são Micróglias?

Micróglia é um tipo de célula do sistema nervoso central que, entre outros papeis, tem função similar à dos glóbulos brancos na corrente sanguínea.

Quais medicamentos atravessam a barreira hematoencefálica?

Cerca de 50% da droga encontram-se ligados a proteínas, porém estudos mostram que ela pode ser deslocada por vários componentes, dentre eles: sulfonamidas, salicilatos, tetraciclinas, cloranfenicol e fenitoína.

O que são barreiras encefálicas Quais os tipos?

As barreiras encefálicas são dispositivos que impedem ou dificultam a passagem de substâncias do sangue para o tecido nervoso, do sangue para o liquor, ou do liquor para o tecido nervoso. ... Impedem também a passagem de neurotransmissores encontrados no sangue, como adrenalina, noradrenalina e acetilcolina.

Porque vasos sanguíneos são responsáveis pela formação de barreiras celulares?

Para impedir que essas substâncias cheguem ao cérebro, células endoteliais especializadas formam uma barreira que restringe o movimento de substâncias do sangue para o fluido extracelular no SNC. A principal diferença entre essas células e as células endoteliais normais é a forma como estão ligadas entre si.

O que é e para que serve a barreira hematoencefálica?

A Barreira hematoencefálica (BHE) é uma estrutura de permeabilidade altamente seletiva que protege o Sistema Nervoso Central (SNC) de substâncias potencialmente neurotóxicas presentes no sangue e sendo essencial para função metabólica normal do cérebro.

Qual é a relação da barreira Hematencefálica com a doença de Parkinson?

Como na barreira hematoencefálica há presença de transportadores de aminoácidos, a L-Dopa consegue passar para dentro do sistema nervoso central através desses transportadores. A partir da administração da L-Dopa é possível alcançar a reposição dos níveis normais de dopamina cerebral.

Onde circula o líquido cerebrospinal?

O líquido cefalorraquidiano (LCR) é um líquido incolor, que circula o cérebro e a medula espinhal através do espaço subaracnoideo, ventrículos cerebrais e o canal central da medula.

Quem produz o líquido cerebrospinal?

O líquor é produzido no plexo coroide, presente em cavidades no cerébro e na medula espinhal (Figura 1), e atua como um amortecedor protegendo as estruturas cerebrais e medulares; fornece nutrientes essenciais para o cérebro e possui importante função na remoção dos resíduos provenientes da atividade cerebral e no ...

Onde o líquido cefalorraquidiano é absorvido?

Aí o líquor é ativamente secretado pelas células do plexo coróide, em particular no interior dos ventrículos laterais. ... O líquor é absorvido em grande parte nos seios durais, onde as vilosidades aracnóideas projetam-se para o interior do espaço dural (da dura-máter) e para as veias espinhais.

Onde está localizado o espaço epidural?

O espaço epidural é o espaço entre a dura-máter e as paredes do canal vertebral, sendo ocupado por tecido conjuntivo frouxo, gordura epidural e plexo venoso vertebral interno.

Como é feito o exame do líquor?

A coleta para exame de líquor é realizada por um médico que recebe um treinamento específico para a realização deste procedimento. O paciente é colocado em posição de decúbito lateral, com os joelhos dobrados contra o peito, de acordo com a orientação do médico. Pode ser utilizado anestésico local.

Que tipo de exame é realizado através do líquido tirado da coluna?

Chama-se punção lombar ao procedimento que retira uma pequena quantidade do líquor (também chamado líquido cefalorraquidiano , líquido que banha o cérebro e a medula espinhal ), por meio de uma fina agulha, para exame das suas características físicas, citológicas, microbiológicas e químicas.

Porque se tira líquido da medula?

Sua principal utilidade diagnóstica é fazer a coleta de líquor para o reconhecimento dos vários tipos de infecções meníngeas e de muitas outras afecções neurológicas. Ao mesmo tempo, ela possibilita medir a pressão do líquor, importante em muitas patologias neurológicas.