A ética prega valores que fazem com que o respeito e o conforto social seja disseminado para todos , e a violência transgride esse fato de maneira que , violentando uma pessoa , você está desrespeitando-a , indo assim , contra a ética de um determinado povo.
No caso de Habermas, A Ética do Discurso fundamenta-se na Teoria da Ação Comunicativa, que sugere uma fundamentação racional-intersubjetiva da escolha sobre valores, numa razão comunicativa entre sujeitos que cooperam na busca da verdade. Supõe normas racionalmente validáveis.
Ética do discurso na construção normativa Habermas afirma que para que uma norma seja válida ela deve partir de um diálogo entre diferentes partes que apresentem diferentes argumentos, portanto o Discurso tem grande importância para a democracia e a legislação democrática.
No sentido do agir político, os normativos éticos previamente estabelecidos num determinado ordenamento jurídico necessitam de uma motivação sempre voltada para o bem da coletividade. Nessa linha, para agir moralmente, os agentes políticos não devem vislumbrar interesses particulares, mas, sempre, públicos.
num mundo complexo e instável, uma ética societária que apela para o cumprimento dos deveres sociais de solidariedade, de respeito pela dignidade de toda a pessoa humana e recuperação / integração de todos quantos estão excluídos, constitui, no início deste século XXi, um imperativo universal.
Resumo. O reaparecimento das preocupações éticas traduz o profundo mal-estar de nossas sociedades em conseqüência do triunfo da racionalidade instrumental, que tende a fazer dos seres humanos objetos manipuláveis. ... Uma quarta forma de ética, a ética da finitude, é vislumbrada.
A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos. ... Por esta razão, o ser humano sofre, naturalmente, influências sociais que condicionam a sua tomada de decisões.