Um material compósito é a combinação de dois ou mais materiais que têm propriedades que os materiais componentes isoladamente não apresentam. Eles são, portanto, constituídos de duas fases: a matriz e o elemento de reforço, e são desenvolvidos para otimizar os pontos fortes de cada uma das fases (Budinski, 1996).
Exemplos simples de compósitos se obtém ao se fazer combinações entre metais, polímeros e cerâmica (metal + polímero, metal + cerâmica e polímero + cerâmica). ... As fases de um compósito, ou seja, os materiais que o constituem podem ser identificados por material tipo matriz e material tipo reforço.
É um material composto pela aglomeração de finíssimos filamentos de vidro não rígidos e flexíveis. Essas pequenas fibras são unidas pela aplicação de resina de poliéster (ou outro tipo de resina), feitos com material plástico, derivado do petróleo.
A taxonomia os define em termos do tipo de matriz e da morfologia de seus agentes de reforço. Quanto ao tipo de matriz podem ser poliméricos, metálicos ou cerâmicos. Já quanto ao reforço, particulados (partıculas grandes ou dispersas), fibrosos (fibras longas ou curtas) ou estruturais (laminados).
Questão 10 Os materiais compósitos podem apresentar diferentes processos de fabricação. Qual é o processo mais simples em relação aos compósitos reforçados com fibras? Escolha uma: a. Pultrusão.
Materiais de Engenharia
Os materiais são classificados tecnicamente em três classes principais independentes e uma composta (ver Figura 1-1), denominadas, respectivamente: polímeros, cerâmicas, metais e compósitos. Os materiais metálicos compõem o tema central da metalurgia.
Resposta: família nuclear, família extensa, família monoparental, família abrangente, família fratema, família recasada.
O termo ABC consiste em classificar os itens em 3 faixas:
Para evitar isso, o seu administrador pode utilizar o conceito de curva ABC para gestão do estoque de produto acabado e de matéria prima. A curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número.
Basta que você os organize em ordem decrescente de custo. Assim, para fazer isso, primeiro some todo o custo multiplicando o valor unitário pela quantidade a ser adquirida. Depois, fica fácil calcular o percentual de cada produto em relação ao custo total. A partir da próxima etapa é que a Curva ABC começa a se formar.
Por isso surgiu a curva ABC, que separa o gráfico de Pareto em três partes, das quais:
A curva ABC é uma ferramenta que ajuda no controle de insumos e mão de obra definindo prioridades para a compra e execução das etapas de construção. A curva ABC é uma ferramenta do orçamento que ajuda no controle de itens e insumos.
A curva ABC tem como principal finalidade, classificar todos os produtos que compõem o estoque de uma empresa de acordo com o grau de importância de cada um deles. Essa classificação pode ser feita de acordo com os preços de custo ou preços de venda de cada produto do estoque.
Quais vantagens a curva ABC proporciona para a empresa?