A amortização acontece quando um ativo intangível da empresa passa a perder valor ao longo do tempo, naturalmente se desvalorizando.
A amortização consiste na alocação sistemática do valor amortizável de ativo intangível ao longo da sua vida útil, ou seja, o reconhecimento da perda do valor do ativo ao longo do tempo.
A amortização de empréstimo é o pagamento de uma dívida através de parcelas. Conforme as parcelas são pagas, o saldo devedor vai sendo amortizado, diminuído, quitado ao mesmo tempo que são pagos juros ao banco.
Para calcular a amortização, é preciso subtrair qualquer valor residual (ou seja, o valor de revenda) a partir do valor base do seu ativo intangível (ou seja, o que você pagou por ele). Divida esse número pelo tempo (por exemplo, meses ou anos) remanescente em sua vida útil.
E para calcular o valor da amortização de uma parcela pelo método SAC, é preciso dividir o valor total da dívida pelo número de meses de parcelas. Assim, se obterá o montante das amortizações e somar os juros.
dois anos
O saldo devedor de um financiamento pode ser amortizado quantas vezes o tomador do empréstimo desejar até que a dívida toda esteja paga.
Como visto, na Tabela Price, as parcelas são fixas. É um sistema em que a maior parte da primeira prestação é composta por juros. Assim, durante o financiamento, o valor pago em juros diminui e o valor pago em amortização aumenta, sem que o valor da parcela se altere.
Para a Proteste- Associação dos Consumidores, do ponto de vista financeiro, a melhor opção é sempre diminuir o prazo. Isso porque os juros são cobrados sempre sobre o saldo devedor. Dessa maneira, quanto mais tempo pagando as prestações, maior o valor referente a juros que irá pagar.
Como funciona a Tabela Price A sua base de cálculo é o valor fixo das parcelas definido inicialmente. Será a partir dele que os juros serão calculados em uma escala decrescente, já que cada parcela paga deixa um saldo devedor. E é sobre esse saldo que incidem os juros.
Veja que os juros são calculados de acordo com o saldo devedor, na parcela de número 1 temos: 20.
A Tabela Price também é chamada de Sistema de Amortização Francês (SAF) e tem como principal característica o valor das prestações que são sempre iguais. A dívida é totalmente quitada através de “n” prestações iguais.
Sistema Price ou de Amortização Progressiva Este sistema é conhecido como “tabela Price” (lê-se “praice”) e respresenta uma variante do sistema frânces. Em termos práticos o sistema Price é o próprio sistema frânces onde a diferença está na forma de empregar a taxa de juros.
Os principais sistemas de amortização são: Sistema de Pagamento único: Um único pagamento no final. Sistema de Pagamentos variáveis: Vários pagamentos diferenciados. Sistema Americano: Pagamento no final com juros calculados período a período.
sistema SAC
De forma geral, os juros e o capital são calculados uma única vez e divididos para o pagamento em várias parcelas durante o prazo de quitação. Em linhas gerais, SAC e Price são os sistemas de amortização mais conhecidos, mas há outros.
SAC – O valor da amortização em cada prestação é fixo e a prestação vai diminuindo ao longo do tempo. ... - Vantagens: o saldo devedor diminui na primeira parcela, as parcelas diminuem mês a mês, e o total pago é menor. - Desvantagem: o valor inicial das parcelas é mais alto.
A amortização é feita da seguinte forma: cada vez que você paga uma parcela a mais, ela é descontada do final do financiamento e não da próxima parcela. Imagine, por exemplo, que você está na 28ª prestação de um financiamento feito em 48 vezes. E, com o dinheiro extra, você decide adiantar outras 10 parcelas.
Reduza o valor das parcelas ou o prazo do seu financiamento, abatendo o saldo devedor com recursos próprios pelo Internet Banking ou pelo App Habitação CAIXA, quantas vezes você desejar. Você também pode amortizar usando o seu FGTS pelo App Habitação CAIXA ou por telefone no ou 4004 0104.
Segundo a Caixa, o cliente pode pedir a amortização do saldo devedor dos financiamentos habitacionais quantas vezes desejar com recursos próprios. No entanto, nas operações com FGTS, é necessário esperar pelo menos dois anos para repetir a operação no mesmo financiamento.
Após quitar o financiamento imobiliário, você precisa fazer o registro da quitação da operação no Cartório de Registro de Imóveis da jurisdição do imóvel. Funciona assim: você deve pedir à instituição financeira que emprestou o dinheiro para emitir o termo de quitação da dívida.
Você pode usar o FGTS para diminuir em até 80% o valor das prestações em 12 meses consecutivos, desde que o contrato de financiamento tenha sido assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação (SFH).
Para quitar o financiamento antes do prazo, é preciso entrar em contato com o banco credor e avisá-lo de sua intenção. Você deve pedir informações a respeito do desconto sobre os juros futuros e recalcular as parcelas devidas com esse desconto.