Perdoem vem do verbo perdoar. O mesmo que: desculpem, absolvam, relevem, poupem, escusem.
O perdão é como uma sentença de liberdade para quem vive atormentado pelas atitudes negativas de outras pessoas. ... Por isso é tão importante liberar o perdão, porque através desse gesto torna-se possível libertar a si mesmo.
Saber perdoar tem muitas vantagens. Contudo, quando alguém te magoa muito, pode ser muito difícil perdoar essa pessoa....Os conselhos na hora de aprender como perdoar a si mesmo são os seguintes:
5 pensamentos que você deve ter para perdoar quem lhe fez mal
“Somente aqueles espíritos verdadeiramente corajosos sabem como perdoar....Oferecer a outra face;
Diante de uma negatividade, respire. Aceite o mal que lhe aconteceu. Depois, cuide-se, ame-se, faça algo que lhe faça bem. Aí, então, perdoe e libere este acontecimento.
Perdoar não é uma coisa fácil, o mal que nos causam dói, mas é preciso perdoar aqueles que nos ofendem ou magoam, porque nossa reação, nestas ocasiões, determinará a natureza e a qualidade de vida que teremos. Temos o arbítrio, a habilidade de escolher e agir, de controlar nossos pensamentos e ações.
A simples ideia de perdoar gera uma rejeição imediata porque na nossa cabeça, a pessoa que nos machucou tem uma dívida conosco e queremos ser pagos. Porém, se alimentamos esses sentimentos, faremos muito mal a nós mesmos. Não podemos cometer o erro de guardar rancor e esperar que a pessoa que nos magoou sofra com isso.
Então perdoe até mesmo aqueles que nunca foram capazes de te pedir perdão, perdoe de coração e perceba como ao lembrar daquela pessoa você não sentirá mais angústia, você se sentirá mais leve, porque você está liberto. Você finalmente entendeu o significado do perdão, da empatia e do amor pelo próximo.
O ponto central da parábola se encontra na conclusão: todos somos devedores diante de Deus; nunca poderemos pagar nossas dívidas. Constantemente pedimos perdão pelos nossos pecados. Deus perdoa e nos pede que perdoemos nossos irmãos: “Perdoai-nos as nossas ofensas assim que nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.
Naquele tempo: Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou:'Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?' Jesus respondeu: 'Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados.
“Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mateus 18. 21,22).
Segundo a tradição judaica, nos tempos de Jesus, uma pessoa poderia ser perdoada até três vezes e não mais que isso, essa prática se fundamentava nos escritos de Amós 2:6 e Jó onde está subentendido que Deus só perdoa o homem, no máximo, três vezes.
Isso mesmo! Estudos comprovam que a falta de perdão pode desencadear em doenças emocionais e físicas como depressão, dores musculares, hipertensão e até câncer. O perdão está intimamente ligado às emoções. Esta energia negativa pode voltar para nós mesmos e se não for tratada resulta em situações de somatização.
Em vez de fazer o mesmo ou franzir a testa, evite expressões exageradas e continue com as desculpas honestas. Treine algumas técnicas para manter-se tranquilo antes de pedir perdão. Meditar logo antes ou então fazer uma rápida oração são boas opções.
Se ele se sentir ofendido com alguma ação sua e expuser isso, peça desculpas, mesmo sabendo que está certo. A humildade é uma virtude, não um defeito (embora o mundo corporativo diga o contrário).
Por isso, separei aqui um pequeno passo-a-passo para lidar com minha própria dificuldade de pedir desculpas.
A expressão “pedir perdão” é usada quando alguém reconhece o seu erro e pede desculpas para as pessoas com quem foi injusto. Na Bíblia, a palavra grega traduzida “perdão” quer dizer, literalmente, “abrir mão, deixar ir embora”. É como se alguém perdoasse uma dívida.
Pedir desculpas é uma prática saudável, e muito necessária em qualquer área da vida. Ter a humildade de se reconhecer errado e fazer isso publicamente é importante para qualquer ser humano. Existem algumas situações, porém, em que pedir desculpas é desnecessário ou até prejudicial.