Portanto, os objetos de conhecimento são os conteúdos, conceitos e processos organizados em diferentes unidades temáticas que possibilitam o trabalho multidisciplinar, e são aplicados a partir do desenvolvimento de um conjunto de habilidades.
As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.
Habilidades cognitivas são habilidades baseadas no cérebro de que precisamos para realizar qualquer tarefa, desde as mais simples às mais complexas. Eles têm mais a ver com os mecanismos de como aprendemos, lembramos, resolvemos problemas e prestamos atenção do que com qualquer conhecimento real.
O conceito de habilidade faz parte da estrutura do processo educacional e está diretamente ligada à concepção do sujeito em resolver situações-problemas do cotidiano. ... Ou seja, seria o “saber fazer” (habilidade) que associado ao “conhecer” (conhecimentos) e “saber ser” (habilidades) que formaria a ideia de competência.
Abaixo, detalhamos quais são os componentes cognitivos e como eles podem ser explorados junto à inteligência emocional das crianças.