Entre os problemas bucais causados pelos dentes tortos está a dificuldade de mastigação e a alteração da fonética, pois interfere na posição da língua. Além disso, a má posição dentária favorece a respiração pela boca, que ocasiona problemas na gengiva, língua e mau hálito.
Como fazer a prevenção contra dentes tortos
Pessoas que tem dentes tortos e para frente podem já nascer com essa condição genética, que altera naturalmente a posição do sorriso. No entanto, fatores externos como hábitos a posição incorreta da língua, ou chupar o dedo ou chupeta na infância podem fazer com que os dentes fiquem mais para frente ou tortos.
O aparelho fixo de metal é o dispositivo mais popular para realizar tratamentos ortodônticos. De fato, é eficaz e essencial em muitos casos, mas existem outras opções para corrigir dentes tortos rápido, como os aparelhos autoligados e os alinhadores dentários.
Dependendo do seu caso, você até pode não usar para dormir, desde que a use durante o dia inteiro, só tirando para se alimentar!!! Mas isso só o Ortodontista que realizou o tratamento, pode lhe falar !!! O ideal é dormir com a contenção ortodôntica para que não haja recidiva pelo movimento indesejado dos dentes!
Tendo em vista a função do elástico do aparelho desempenhada pelas borrachinhas, a manutenção ideal para que essa atue da maneira correta. Em geral, a ativação é feita a cada 30 dias.
Não pressione forte demais os lábios do parceiro se estiver usando aparelho – isso pode causar desconforto. Se você estiver dando um beijo francês em alguém com aparelho, mantenha a língua longe do fundo da boca. É aí onde estão as pontas mais afiadas do aparelho. No mais, apenas relaxe e não se preocupe muito.
Com o acompanhamento do seu dentista e seguindo alguns passos simples — como evitar alimentos duros, colocar compressa de gelo e aplicar pomada anestésica na área —, é possível diminuir a dor depois da manutenção do aparelho.