-ada ada. Indica golpe, acção , tempo, quantidade, etc. (ex.: facada, estudantada, noitada, abada).
- Sala. - Luta. - Manobra. (OBS: 3 sufixos ou prefixos para cada palavra)
Por exemplo, limonada e laranjada seriam nominalizações em -ada derivadas de nomes de coisas comestíveis denotando derivados dessas coisas, também comestíveis; molecada e garotada seriam também derivados de nomes e refeririam (normalmente grandes) agrupamentos das entidades referidas pelos nomes de base.
-ada: ação ou resultado de ação enérgica, coleção, golpe, marca feita com instrumento, produto alimentar, duração, porção - Exs.: freada, unhada, bolada, papelada, facada, goiabada, laranjada, noitada, temporada, invernada, colherada, pincelada.
A palavra infelizmente deve ser analisada como derivada em duas fases sucessivas, como se descreve a seguir: «No caso [de infelizmente], não se trata de um só processo de formação de palavras. O prefixo in- agrega-se a felizmente. O sufixo -ment(e) agrega-se a infeliz.
Verificado por especialistas. a) O sentido do dito popular "Se a vida lhe oferecer um limão, faça uma limonada" é aproveite as oportunidades que a vida oferece.
Modo de preparo
Tipos de Derivação
A forma certa como se escreve a palavra é bicampeão, junto e sem hífen. Palavras formadas por derivação prefixal com o prefixo bi- somente são hifenizadas quando o segundo termo começar com h ou i, não sendo esse o caso da palavra em questão.
Artísticos 1. Palavra no plural do adjetivo "artístico", neste caso são várias pessoas que produzem artes, sobretudo ás belas artes; ... Relativo as pessoas artistas ou cultores das belas-artes; 3.