Trata-se do encontro vocálico de uma vogal e uma semivogal ou de uma semivogal e uma vogal em uma mesma sílaba. De acordo com essa posição da vogal na sílaba, o ditongo pode ser classificado em: a) Ditongo decrescente: ocorre quando a vogal vem antes da semivogal.
2) Psicologia empírica - a que se cinge em observar os fenômenos psíquicos e a estabelecer e a captar as causas, leis, condições de seu surgimento, cujas afirmações são controláveis pelos fatos. ... Também se usa muito a expressão psicologia em profundidade.
adjetivo Difícil de se perceber; imperceptível: a linha tênue entre a ética e a moral. Que é fino; de pouca espessura; frágil: uma tênue neblina. De curta duração; fugaz: memória tênue.
Significado de Atenuar Ficar menos nítido; esmaecer ou suavizar: é necessário atenuar as curvas do vestido; atenuou-se as marcas do tempo. [Jurídico] Diminuir a gravidade ou a importância de um delito, crime, infração etc.; utilizar como atenuante. Etimologia (origem da palavra atenuar). Do latim attenuare.
Nas palavras oxítonas, as vogais tônicas i(s) e u(s) levam acento agudo quando estiverem depois de um ditongo: tuiuiú, teiús. ... Nas palavras paroxítonas terminadas em ditongo oral, acentua-se a vogal da sílaba tônica: ágeis, imundície, lírio, túneis, tênue, jóquei, nódoa, cerimônia, história.
A palavra lápis é acentuada , porque toda paroxítona terminada em l , n,r ,x , i (s), u (s) , ps , ã (s) , um e uns deve ser acentuada .
Fácil, adjectivo, leva acento agudo, porque é uma palavra grave terminada em l. Facilmente perdeu o acento (mas continua a ser acentuada na pronúncia), como qualquer advérbio terminado em -mente, depois da reforma ortográfica luso-brasileira de 1971-73. Escrevia-se, até então, "fàcilmente" (com acento grave).
Acentuam-se com acento adequado os vocábulos paroxítonos terminados em: – ditongo crescente, seguido, ou não, de s: sábio, róseo, planície, nódua, Márcio, régua, árdua, espontâneo, etc. – i, is, us, um, uns: táxi, lápis, bônus, álbum, álbuns, jóquei, vôlei, fáceis, etc.
As palavras heroína e heroísmo são também escritas com acento agudo porque em heroína e heroísmo não há um ditongo e sim um hiato, visto as duas vogais não permanecerem na mesma sílaba na divisão silábica.
A palavra “público” é acentuada por ser proparoxítona terminada em vogal. D Os vocábulos “público” e “saúde” são acentuados pela mesma regra. A palavra “saúde” é acentuada por ser paroxítona constituída de ditongo crescente na sílaba tônica.
Vale observar que se escrevem sem acento as palavras ideiazinha, papeizinhos, chapeuzinho, heroicamente etc. porque aí as vogais abertas não estão em sílaba tônica. Trata-se da regra dos hiatos em I e U.
Se “feiura”, “baiuca”, “feiume” perderam o acento por serem paroxítonas com hiato constituído de ditongo mais vogal, por que as palavras “Guaíba” e “Guaíra”, que também são paroxítonas e apresentam hiato constituído de ditongo mais vogal, recebem acento?
De acordo com as regras ortográficas em vigor atualmente, a palavra feiura perdeu seu acento por ser paroxítona (acentuada com acento agudo na penúltima sílaba), com u precedido de ditongo (duas vogais que não se separam e são pronunciadas num só esforço de voz).
O acento no “i” e “u” tônicos não existe mais quando vierem depois de ditongos nas paroxítonas. Dessa forma, vocábulos como: feiúra, baiúca, bocaiúva e cauíla, ficam: feirua, baiuca, bocaiuva e cauila.
Quantas palavras perderam acento com a Nova Ortografia?
Sem acento: voo, voos, enjoo, enjoos, abençoo, perdoo; creem, deem, leem, veem, releem, preveem.
Veja abaixo outras palavras terminadas em eem e oo(s) que perderam o acento:
Com isso, as palavras que levam o trema ficam assim: aguentar, ambiguidade, bilíngue, cinquenta, consequência, delinquente, equino, frequência, linguiça, linguística, pinguim, sequestro, tranquilo, etc.
A partir do dia 1º de janeiro de 2009 entrou em vigor o Novo Acordo Ortográfico, e este trouxe algumas alterações significativas quanto à acentuação, acréscimo de algumas letras que vieram compor o nosso alfabeto, extinção total do trema, entre outras. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Entrou em vigor dia as novas regras ortográficas da língua portuguesa com o intuito de unificar o idioma nos 8 países em que o utilizam como língua principal. ... Nova Regra: Não existe mais o trema em língua portuguesa. Apenas em casos de nomes próprios e seus derivados, por exemplo: Müller, mülleriano.
Assinado em 1990 com outros Estados-Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para padronizar as regras ortográficas, o acordo foi ratificado pelo Brasil em 2008 e implementado sem obrigatoriedade em 2009.
No Brasil, a língua portuguesa já passou por reformas em 1943 e 1971, enquanto em Portugal houve alterações em 1911, 1920, 1931, 1945 e 1973. Portugal e Brasil colocaram em prática as regras do Acordo Ortográfico de 1990, enquanto os restantes seis países lusófonos ainda não o fizeram.
Entre as mudanças na língua portuguesa ocasionadas pela reforma ortográfica, podemos citar o fim do trema, alterações da forma de acentuar palavras com ditongos abertos e que sejam hiatos, supressão dos acentos diferenciais e dos acentos tônicos, novas regras para o emprego do hífen e inclusão das letras w, k e y ao ...