O fluxo em massa ocorre por diferença de pressão, a qual é determinada, primariamente, pela taxa de transpiração. Assim, a quantidade de nutriente suprida por fluxo em massa depende da transpiração e da concentração do nutriente na solução do solo.
O floema é um tecido complexo, ou seja, é formado por diversos tipos celulares. Eles são: elementos crivados, células companheiras, células parenquimáticas, fibras e esclereides.
Fluxo de massa, também conhecido como transferência de massa e fluxo volúmico ou mássico, é o movimento de substâncias a iguais taxas ou como um único corpo. ... Por exemplo, a circulação do sangue, o transporte de água e assimila em vasos do xilema e tubos do floema de plantas.
O encontro dos íons (nutriente), com as raízes pode envolver três processos diferentes (Figura 1): Difusão: o nutriente entra em contato com a raiz ao passar de uma região de maior concentração para uma de menor concentração próxima da raiz.
Os nutrientes são transportados até às raízes por meio de três mecanismos: intercepção radicular, difusão e fluxo de massa.
A influência desse nutriente na iniciação das raízes pode ser manifestada pela relação do nutriente no metabolismo de carboidratos, que é a fonte de energia para a iniciação dos primórdios radiculares, na relação C/N (onde alta relação C/N tem se correlacionado positivamente com o enraizamento) (HARTMANN et al., 2002) ...
Nas plantas, a entrada de água e nutrientes ocorre pela raiz, favorecida pela presença de pelos radiculares que aumentam a superfície de absorção. Água e íons são essenciais para o desenvolvimento da planta e são conseguidos graças às raízes, que, além de fixar a planta no solo, atuam na função de absorção.
Tabela 3 - Os nutrientes são absorvidos pelas plantas em diferentes formas iônicas. Essas variações nas necessidades das plantas na estrutura e nas características químicas dos elementos devem ser consideradas quando da adubação. Quase todos os elementos são captados como íons, com cargas de +2, +1, -1, -2.
O cloro e o boro são os micronutrientes de maior solubilidade. ... A forma iônica absorvida pelas plantas é Cl-. Está ligado ao metabolismo da água e a transpiração das plantas, além de participar da fotossíntese. É mais comum excesso do que a deficiência deste micronutriente.
A absorção da maior parte dos nutrientes ocorre no intestino delgado, enquanto a absorção de água se dá principalmente no intestino grosso, que é a parte final do trato intestinal. No entanto, antes de serem absorvidos, os alimentos precisam ser quebrados em partes menores, processe que inicia desde a mastigação.
O boro no solo é absorvido principalmente pelas raízes da solução do solo na forma de ácido bórico (H3BO3), isso porque essa é a forma mais solúvel. O principal sintoma de deficiência de boro é a paralisia dos meristemas apicais, tanto das raízes quanto da parte aérea.
O boro é um micronutriente necessário para a nutrição de todas as plantas. As principais funções do boro estão relacionadas à força e ao desenvolvimento das paredes celulares, à divisão de células, ao desenvolvimento de frutos e sementes, ao transporte de açúcar e ao desenvolvimento de hormônios.
O Boro disponível para as plantas encontra-se na solução do solo como ácido bórico (em condições de pH neutro) e como ânion borato (a elevados valores de pH) e pode ser absorvido tanto por via radicular (raízes) como foliar (folhas). Um fator muito importante para a sua disponibilidade do solo é o pH.
A ocorrência geológica do boro dá-se principalmente em regiões com atividade vulcânica, onde se encontram os minerais borax, kernita, ulexita e colemanita, principais fontes de boro usadas comercialmente. As maiores reservas de bórax estão localizadas na Turquia e no Deserto de Mojave, na Califórnia.
Produção. As fontes economicamente mais importantes de boro são os minerais: colemanita, rasolita (kernita), ulexita e o bórax. Esses minerais juntos constituem 90% da exploração de minério de boro.
O horário de aplicação é importante para não prejudicar a planta. “O processo deve ser feito no fim do dia. Além de melhor absorção das substâncias, evita queimaduras na folhagem”, diz Novais. A adubação foliar é um ótimo complemento para a saúde das plantas, mas não dispense as outras formas de fertilização.
Significado de Foliar adjetivo Que se refere a folhas; foliáceo: anatomia foliar. verbo transitivo direto Fazer uma lista de números de acordo com a quantidade de folhas; paginar: o bibliotecário foliava a enciclopédia. Etimologia (origem da palavra foliar). Fólio + ar.
Absorção foliar é o processo de entrada de um íon ou molécula na parte interna da planta, que é facilitado quando a planta se encontra com seus estômatos abertos estabelecendo-se uma corrente transpiratória, que arrasta os nutrientes pulverizados sobre a superfície da folha para o seu interior.
A quelatização é um processo muito utilizado em nutrientes para a adubação foliar. Ela consiste na “junção” de um íon positivo – cátion (seja ele de cobre, zinco, ferro, cálcio, magnésio ou manganês), com uma molécula orgânica de carga negativa (agente quelatizador).