O arquétipo do Leão é considerado o “Rei da Selva” e simboliza soberania, majestade, poder, sabedoria, firmeza, proteção, justiça.
Alguns animais espirituais de acordo com o xamanismo
O Peixe é um símbolo cristão que representa a vida e cuja palavra em grego Ichthys representa a frase “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. ... Antes de ser utilizado no cristianismo, o peixe era usado como um amuleto da fertilidade e, ainda hoje é usado na América do Norte como um amuleto de proteção.
Ter um tatu como animal de estimação é ilegal. Para poder ter um tatu em cativeiro é necessário ter uma autorização especial, essa autorização não é outorgada por qualquer pessoa, apenas as entidades especializadas que se dedicam ao cuidado e à conservação deste animal podem dá-las.
Tolypeutes tricinctus
Tatu – Mamíferos, desdentados da família dos Dasipodídeos, dotados de forte carapaça articulada, que vivem na América do Sul. Do tupi Guarani ta por ca – casca, couraça; tu por too – encorpado, denso, o casco encorpado.
A palavra Itaqui deriva do Guarani, e significa pedra d\\\'água, pedra macia, boa para afiar.
"Aysú" significa amor em tupi-guarani.
Etimologia. "Tatu" é derivado do tupi ta'tu. . Do tupi Guarani ta – casca, couraça - e tu – encorpado, denso, o casco encorpado. "Dasypodidae" veio da junção dos termos gregos δασύς (dasys): "piloso, peludo" e πούς, ποδός (pous, podos): "pé", significando, portanto, "pé peludo".
Sua visão e audição são ruins, mas seu olfato é poderoso, o que o ajuda a caçar suas presas favoritas: insetos, larvas, vermes, aranhas e até mesmo cobras. Para conseguir alimento, o tatu canastra escava o chão com suas patas robustas e suas poderosas unhas.
Na cor, é marrom escuro nas costas e levemente amarelado na barriga.
- O tatu é um animal nativo do continente americano; - Eles vivem em regiões de cerrado, savanas, matas ciliares (próximas aos rios) e florestas com vegetação seca (caatinga, por exemplo); - A alimentação de um tatu consiste, principalmente, em pequenos insetos (formigas, cupins, besouros) e suas larvas.
Insetos, como formigas e cupins, e pequenos vertebrados, como sapos também são fazem parte da dieta. Mas o tatu peba gosta mesmo é de uma saladinha. Vegetais compõem 90% da sua dieta e incluem frutas, tubérculos e sementes.
Comem todos os tipos de vegetais, como grãos, folhagens, legumes e frutas. Uma dica é plantar mandioca, abóbora e frutas no local para fornecer à criação comida a custo baixo. Carnes, vísceras, carcaças em bom estado e até animais vivos também fazem parte das refeições dos tatus.
O tatu-bola possui hábitos noturnos e se alimenta principalmente de formigas e cupins, consumindo também grande quantidade de areia, cascas e raízes junto ao alimento. O tatu-bola não escava buraco e utiliza como esconderijo tocas abandonadas.
O tatu-bola é um animal endêmico do Brasil e caracteriza-se por fechar-se como uma bola para defender-se de predadores. Ao adquirir essa forma, ele acaba protegendo as partes moles do seu corpo com sua carapaça dura, dificultando, assim, a ação de animais que tentem alimentar-se dele.
O tatu-bola se encontra principalmente na Caatinga e no Cerrado, é um animal de suma importância para a preservação dos solos, uma vez que passa parte de sua vida ali. Além disso, ele é um predador natural de pequenos insetos e pragas, que são prejudiciais para a natureza.
Um animalzinho curioso, que tem uma carapaça dura e adora viver em tocas no chão das florestas. Muitas pessoas acham que, quando falamos em tatu, estamos nos referindo ao tatu-bola. ... As carapaças dos tatus servem como 'escudos', para que eles consigam se proteger dos seus predadores.
Segundo ele, pesquisas mostram que o tatu é reservatório de inúmeras doenças, entre elas hanseníase, leishmaniose e doença de Chagas. E o risco não está somente em comer a carne do animal, mas também nos atos de caçar ou criar o bicho.
Tatus também podem ser comprados de outros criadores, com preço médio de R$ 100 por cabeça.
Um desses bichos é o tatu, um forte disseminador da bactéria que causa o Mal de Hansen, popularmente conhecido como lepra.
O IBAMA faz um alerta para que a população não consuma carne de tatu, que pode provocar micose pulmonar e, de acordo com pesquisas recentes nos Estados Unidos e Espírito Santo, no Brasil, os bichos são depósitos de micróbio transmissor da hanseníase.
A hanseníase é transmitida por meio das vias aéreas superiores (fala, tosse, espirro). A transmissão se dá por meio de uma pessoa doente e sem tratamento.
As ações do Programa de Controle da Hanseníase (PCH) incluem atividades de diagnóstico e tratamento precoce da doença, das reações e neurites; prevenção de incapacidades e autocuidados; reabilitação física e psicossocial; vigilância epidemiológica; informação, educação e comunicação.
Como acontece a transmissão A lepra é uma doença altamente contagiosa, podendo ser transmitida de pessoa para pessoa através do contato com secreções respiratórias de uma pessoa infectada.