Ileíte é a inflamação do íleo, a porção final do intestino "fino". Podem ter diversas causas como infecções, auto-imune, tumores, preparos para exames... O tratamento varia dependendo da causa.
Úlcera aftoide. Úlceras lineares e serpiginosas. Granuloma epitelioide–área inflamada junto à área normal.
A ileíte é um processo inflamatório que pode ser evidenciado na colonoscopia ou através da biópsia do íleo terminal. Pode ter várias causas, como doença inflamatória intestinal (doença de Crohn), uso de medicamentos (anti-inflamatórios, AAS, principalmente), infecções, dentre outros.
A hiperplasia folicular linfoide (HFL) é uma entidade incomum e pouco conhecida(2); é uma proliferação reativa de linfócitos a estímulos antigênicos desconhecidos. Clínica e histologicamente, assemelha-se a um linfoma folicular(3).
A hiperplasia linfóide do reto é uma condição clínica benigna, que geralmente não requer tratamento específico. Os folículos linfóides estão presentes em todo o intestino e podem se concentrar no reto. Qualquer inflamação do intestino pode promover a hiperplasia (aumento) dos folículos linfóides.
Folículos longitudes sao células de defesa, organizadas, que podem ser encontradas na parede intestinal, comumente no apêndice. Foliculos linfóides são células de defasa agrupadas e que são normalmente encontradas no nosso intestino. Este achado é considerado normal.
Fique atento a esses sinais:
Se os resultados forem 0 ou 1+, o câncer é HER2 negativo. Pacientes com tumores HER2 negativo não são tratados com medicamentos que têm como alvo a HER2. Se o resultado for 3+, o câncer é HER2 positivo. Os pacientes com tumores HER2 positivos podem ser tratados com medicamentos como o trastuzumabe.
A maioria das biópsias que são feitas nas endoscopias são para a pesquisa da presença da bactéria H. pylori e para o estudo histológico da mucosa do esôfago e do estômago, na identificação e confirmação de esofagites e gastrites.
Após o exame, normalmente o paciente não apresenta sintomas, sendo raras as manifestações de náuseas, desconforto na garganta e dor abdominal, sintomas estes que melhoram sem tratamento em algumas horas. A equipe da endoscopia irá informá-lo(la) caso exista algum cuidado especial não previsto antes do exame.
A endoscopia é um exame capaz de diagnosticar várias doenças. O processo é simples e dura poucos minutos, mas pode ocorrer algumas dúvidas ou medos por conta de o paciente precisar passar por uma sedação e precisar “engolir” uma microcâmera.
Endoscopia com biópsia: o que é e para que serve? Quando são encontradas áreas anormais, é realizada uma biópsia, através de instrumentos que são colocados no endoscópio. Consiste na coleta de uma amostra de tecido retirado do esôfago, estômago ou duodeno.
tudo bem? Prefira fazer refeições de fácil digestão como: sopas de legumes, purê de batata, carne moída, macarrão, arroz e evite alimentos gorduroso e de difícil digestão. Mastigue bem os alimentos e caso sinta desconforto busque orientação médica.
Como é feita a endoscopia O exame às vezes desperta algum temor nos pacientes por conta da sedação que é utilizada, mas é importante destacar que ela é administrada na veia e tem efeito pontual, dura somente o tempo do exame (cerca de 15 minutos).
As chances de erro ou de acontecer algum problema durante o procedimento, como a perfuração da parede do tubo digestivo, são bem pequenas. No entanto, em casos raros, as pessoas podem ter alguma alergia ou hipersensibilidade aos sedativos. Se já for do conhecimento do paciente, é necessário comunicar o médico.
“Pacientes com comorbidades, como pressão alta, bronquite, asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC (provocada em fumantes excessivos), efizema e outras, podem contar com a segurança de um anestesista que acompanha o procedimento para fazer uma sedação (sedação consciente)- que é diferente da anestesia geral -, ...
Dores abdominais podem ocorrer após a endoscopia digestiva alta e é comum, mas devemos ficar atentos a sinais de alarme como dor forte que não melhora mesmo com anti-acidos e analgésicos, febre ou alterações nas fezes como sangue ou fezes escuras.