O favismo, também chamado de anemia hemolítica, é uma doença caracterizada pela deficiência da enzima Glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD), substância presente em todas as células do corpo.
Esse exame mede a quantidade de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD) nas hemácias. A G6PD é uma enzima que protege as hemácias dos efeitos de oxidação. Se não houver G6PD suficiente, a hemácia fica mais vulnerável à lesão oxidativa.
Por ter dipirona na composição, deve ser evitado, pois tem risco de causar hemolise ( rompimento das hemácias) na criança com deficiência de g6pd.
Também é importante manter o calendário de vacinas em dia, comunicar os médicos sobre a deficiência e portar uma lista com a relação de remédios que não devem ser administrados, como paracetamol e dipirona”, esclarece Carolina.
O que é G6PD? A glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD) é uma enzima que faz parte da produção de energia e, sua falta, em situações específicas, pode levar à oxidação e destruição de células do corpo. Isso pode ocorrer em todas as células, mas as mais afetadas geralmente são as vermelhas do sangue (hemácias).
As causas mais comuns são: