Efetivo: Uma pessoa ou objeto q é efetivo para alguma coisa. exp: a escola e os professores são efetivo para os alunos. Transmitir: algo ou alguém que transmitir alguma coisa a público. Espero ter ajudado.
adjetivo Que se propaga ou se espalha de uma pessoa para outra, de um local para outro; que exerce influência sobre algo ou alguém: alegria contagiante. Contagioso; capaz de contagiar; que passa por contágio; que é transmitido pelo contato: doença contagiante.
Quais são os principais tipos de contaminação?
O diagnóstico da sepse é feito com base na identificação do foco infeccioso e na presença de sinais de mau funcionamento de órgãos. Não há exames específicos, mas sim aqueles voltados para a identificação da presença de infecção, um hemograma e para a identificação do foco, como radiografia de tórax, e exames de urina.
O que causa a infecção. A Infecção intestinal em bebê geralmente é causada por vírus, através do contato com saliva ou fezes contaminadas, durante as trocas de fraldas ou no contato com brinquedos de uma criança doente.
A sepse neonatal de início precoce deve-se geralmente a organismos adquiridos intraparto. Muitos lactentes têm sintomas nas primeiras 6 h do nascimento. A maioria dos casos é causada por estreptococos do grupo B e organismos Gram-negativos entéricos (predominantemente Escherichia coli).
Classifica-se a sepse neonatal em sepse precoce, aquela que ocorre nas primeiras 48 a 72 horas de vida e sepse tardia, que ocorre após as primeiras 48 a 72 horas de vida4. A sepse precoce está relacionada a fatores pré-natais e do periparto. O comprometimento é multissistêmico e curso clínico muitas vezes fulminante.
O estudo assinala que a equipe de enfermagem pode contribuir para a prevenção efetiva da sepse neonatal. O conhecimento em relação aos meios de transmissão da infecção auxilia o enfermeiro a identificar os recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) com maior risco de contraírem a sepse.
A sepse começa com uma infecção comum, por vírus, bactéria, fungo ou protozoário. Ao reagir a esses agentes externos, o corpo pode ativar o sistema imunológico em excesso e danificar os órgãos. Na forma mais grave, o choque séptico, alguns órgãos param de funcionar e a pessoa morre.