O Cisco e a Trave (também chamado de Discurso sobre julgamentos) é uma passagem do Novo Testamento em Mateus 7:1-5, parte do Sermão da Montanha. O discurso é breve e começa condenando os que julgam os outros, argumentando que eles também serão julgados.
Significado de Argueiro substantivo masculino Palhinha, grânulo, cisco; partícula separada de qualquer corpo. [Figurado] Coisa sem importância, ninharia. Fazer de um argueiro um cavaleiro, exagerar muito a importância das coisas.
Significado de Trave Viga de madeira que liga duas asnas. O mesmo que linha ou tirante.
A frase “tira primeiro a trave do teu olho” significa que o juízo hipócrita e imprudente é proibido. ... Por isso ele diz: “Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão” (Mateus 7:5).
Esse fenômeno é na verdade um grande auxílio outorgado pelo Criador em nosso caminho de desenvolvimento espiritual. É como se passássemos pela vida segurando um espelho voltado para nós mesmos, que assim nos aponta imediatamente as falhas que ainda temos de corrigir.
O trecho Mateus 7:15-20 é a base para a doutrina jurídica dos "frutos da árvore envenenada" (A Árvore e seus Frutos, também em Lucas 6). Além disso, «Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós com vestes de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes.» (Mateus 7:15) é a origem da expressão lobo em pele de cordeiro.
Água mole, em pedra, dura, tanto bate, até que acaba água. Se não pedrar, diz a tua pedra, não saberás o duro que és. Portanto, não é duro, é mole, Mateus, versículo sete. ... Se a água que tu queres é água que terá.
Mateus 7: 6 . Não dê, & c. – Mesmo quando o raio é expulso do seu próprio olho. Não dê o que é sagrado aos cães – isto é, não fale das coisas profundas de Deus àqueles que você sabe que se afundam no pecado; nem declare as grandes coisas que Deus fez por sua alma, aos desgraçados profanos, furiosos e perseguidores.
Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate, a porta será aberta. Algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? ... Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu saberá dar o Espírito Santo aos que lhe pedirem!”
"Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas." Entregue sua alma e seu coração a Deus e nunca tema. Ele estará em todos os lugares, guiando seus caminhos para que você não caia em tentação e não pereça.
de braços abertos, o sacerdote diz: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do Vosso Filho, nós Vos oferecemos, ó Pai, o pão de vida e o cálice da salvação; e Vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na Vossa presença e Vos servir. e o povo aclama:Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
O Evangelho é proclamado pelo diácono ou, na sua falta, por um presbítero ou bispo presente. Se, porém, não estiver presente o diácono nem outro sacerdote, lê o Evangelho o próprio presidente da celebração.
O centro da escolha das leituras é o Evangelho. O Evangelho tem como parâmetro toda a celebração. A partir do momento em que o Evangelho foi escolhido e condiz com aquele mistério que está sendo celebrado, escolhe-se as leituras do Antigo Testamento.
O desenvolvimento do cânon do Novo Testamento deixou quatro evangelhos canônicos, que são aceitos como os únicos evangelhos autênticos para a maioria dos cristãos. Entretanto, existem muitos outros evangelhos. Eles são conhecidos como apócrifos e foram escritos geralmente depois dos quatro evangelhos canônicos.
A Liturgia participa do grande desejo de Jesus: Na liturgia, a Igreja celebra principalmente o mistério Pascal pelo qual Cristo realizou a obra da nossa salvação (cf.Cat. §1067). É o mistério central da vida de Cristo, sua Paixão, Morte e Ressurreição para nos salvar.
Uma encenação que faz de um texto escrito um evento, um maestro que se põe a serviço de um texto para o recriar e fazer dele um evento musical. Este é também o senti do da liturgia cristã: fazer da memória do Cristo e do mundo um evento para este tempo. A ação litúrgica é um espaço, uma dinâmica.
Aprofundamento sobre a liturgia católica. Segundo a doutrina da Igreja Católica, a liturgia é a celebração do "Mistério de Cristo e em particular do seu Mistério Pascal", sendo por isso "o cume para onde tendem todas as acções da Igreja e, simultaneamente, a fonte donde provém toda a sua força vital".
Homilias são pronunciamentos litúrgicos, realizados, conforme sua natureza, depois das leituras bíblicas (Liturgia da Palavra), nas celebrações dos sacramentos ou sacramentais. ... Alocuções são falas importantes feitas depois de algum momento de oração, não necessariamente litúrgico.