Exerce função respiratória e fonatória, além de impedir a entrada de partículas estranhas. A laringe é um órgão curto, de forma cônica, constituído de cartilagens, músculos e ligamentos. Está localizada na região do pescoço, entre a quarta e sexta vértebra cervical, conectando a faringe à traqueia.
Os extrínsecos têm origem óssea e inserção na língua. Os intrínsecos têm origem e inserção na língua. Existe uma grande diferença funcional entre os músculos extrínsecos e intrínsecos: os extrínsecos modificam a posição da língua na cavidade oral, enquanto os intrínsecos modificam o formato da língua [1].
É uma função neurofisiológica existente desde o nascimento que se modifica de acordo com o desenvolvimento do indivíduo. Isso ocorre porque com o crescimento do corpo as estruturas localizadas na região do pescoço (laringe).
A - A laringe é um tubo curto de cartilagem que conecta a faringe à traquéia e tem a função de dar passagem ao ar e de produzir a voz. B - A laringe é um órgão comum aos sistemas respiratório e digestório.
Resposta: Responsável pela fala (fonação). Permite a passagem do ar entre a faringe e a traqueia, mas impede que alimentos entrem nas vias aéreas.
A epiglote é uma estrutura localizada na entrada da laringe que garante que nenhum alimento entre no sistema respiratório.
A laringe está dividida em:
Pode ser dividida em três regiões: orofaringe, nasofaringe e laringofaringe.
A entrada da laringe é chamada glote. Acima dela existe uma espécie de “lingüeta” de cartilagem, denominada epiglote, que funciona como uma válvula. Quando engolimos, a laringe sobe, e sua entrada é fechada pela epiglote de modo a impedir que o alimento engolido penetre nas vias respiratórias.
As cartilagens ímpares são a tireoide, cricoide e epiglote, enquanto as pares são as aritenoides, cuneiformes e corniculadas. As cartilagens tireoide, cricoide e a maior parte das aritenoides são formadas por cartilagem do tipo hialino, enquanto as outras são formadas por tecido elástico.
A epiglote é formada por uma cartilagem que se assemelha a uma aba ou porta. Está localizada na região atrás da boca, mais precisamente na porção inicial da laringe, e prolonga-se em direção à faringe. Está fixada no osso hioide e na cartilagem tireoide. A epiglote impede que o alimento entre no sistema respiratório.
A cartilagem epiglótica, que também é conhecida como epiglote ou simplesmente glote, é uma cartilagem elástica que possui formato semelhante a uma folha. Quando o conteúdo oral é deglutido ela funciona ao se fechar sobre a entrada da laringe.
As cartilagens da laringe. A cartilagem tireoide, cartilagem tireóidea ou cartilagem tiroide ou cartilagem tiroideia é a maior das nove cartilagens que formam o esqueleto laríngeo, a estrutura cartilaginosa dentro e em volta da traqueia que contém a laringe. Está posicionada a nível de C4.
Na bifurcação traqueal existe um marco anatômico conhecido como carina, que é uma crista apontando superiormente em sua superfície interna. Vista anterior e posterior das estruturas da traqueia e dos brônquios (18 estruturas).
A cartilagem tritícea é encontrada centralmente dentro da extremidade posterior livre do ligamento tireohioideo; são es- truturas ovoides, medindo aproximadamente 2 a 4 mm de com- primento e 7 a 9 mm de largura, é normalmente encontrada den- tro do espaço faríngeo em sua porção superior.
laringe
laringe
A voz é produzida na laringe, através da vibração das pregas vocais, isto ocorre devido ao ar que vem dos pulmões. Quando ocorre a vibração lenta dos ligamentos das pregas vocais, fazendo com que o som produzido seja tremulado. ...
As pregas vestibulares, ou falsas cordas vocais, são ricas em glândulas e não estão relacionadas, normalmente, com a emissão de sons. As pregas vocais ou cordas vocais verdadeiras, por sua vez, apresentam uma estrutura formada por um corpo e uma cobertura.
As pregas vocais, conhecidas como cordas vocais, são duas dobras de músculo e mucosa que se estendem horizontalmente na laringe, com fixação anterior na face interna da cartilagem tireóidea, formando a comissura anterior, a região de convergência de ambas as pregas vocais.
Como é produzida a voz? A voz é produzida na laringe, onde se encontram as pregas vocais, que no acto da fala se aproximam suavemente e realizam um movimento de vibração, graças à passagem do ar que vem dos pulmões durante o acto de expiração, sendo produzido o som.
Alimentos pesados e com condimentos podem fazer mal à voz, como o chocolate, o café e bebidas alcoólicas. O melhor é optar por alimentos leves e com proteínas e também beber muita água para hidratar as cordas vocais.
Água, maçã, mel, bebidas quentes, limão, gargarejo e soro ajudam a voz | Bem Estar | G1. Veja também o que prejudica a fala e o que fazer em caso de rouquidão. Aquecimento vocal é indicado antes de um uso intenso e contínuo.
Entre os fatores que contribuem para o aparecimento de doenças na laringe, estão o cigarro, o uso e a impostação inadequada da voz, o álcool, as alergias respiratórias, as doenças cardíacas, o refluxo e até o clima seco. Quando a rouquidão persiste por mais de 10 dias, é importante procurar um otorrinolaringologista.
Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes: