Placa de trânsito - A-42b - Fim de pista dupla. Adverte ao condutor do veículo da existência, adiante, de pista em que os fluxos opostos de tráfego deixam de ser separados por um canteiro ou obstáculo.
São elas: placa A-16, que indica a circulação de bondes; placa A-39, sinaliza uma linha férrea sem barreira; placa A-40, sinaliza uma linha férrea com barreira; placa A-41, a cruz de Santo André que indica o cruzamento com uma ferrovia à frente.
Sinal utilizado na entrada de vias sem interligação com outras, onde os veículos que nela entrem necessitem executar manobra de retorno para voltar à via de origem. A placa A-45 tem como função advertir o condutor sobre o que ele encontrará a frente, e nesse a atenção é para Rua sem saída .
As placas de indicação pretendem indicar e orientar o condutor sobre o local ou destino. As de fundo azul identificam o local e, as de fundo verde orientam o condutor do destino, utilizando setas e a indicação dos kms.
A placa vermelha em formato octogonal e na qual está escrito “Pare” é tipificada como R-1 pelo Detran. Ela é implantada sobretudo para reforçar a obrigação de dar preferência à outra via. Assim, o motorista tem o dever de fazer uma parada momentânea para verificar a oportunidade de passagem.
8
As placas de trânsito, também conhecidas como sinalização vertical, são divididas em 3 categorias: Sinalização de Regulamentação, Sinalização de Advertência e Sinalização de Indicação.
O planeta Terra está dividido em 52 placas tectônicas, sendo 14 principais e 38 menores. Como exemplos de placas principais, podemos citar a Placa Sul-Americana, a Placa do Pacífico e a Placa Australiana. As menores podem ser exemplificadas pela Placa do Ande do Norte, Placa da Carolina e Placa das Marianas.
Brancas, com borda vermelha, símbolos e letras pretas, geralmente no formato circular (exceto as placa de "dê a preferência", triangular e a placa "pare", com formato hexagonal e cor vermelha com letras brancas). São utilizadas para regulamentar, ou seja, para indicar obrigações, limitações e proibições.
Cinza claro – há ainda algumas placas em estradas de fundo cinza claro, quase branco, e dizeres em preto – geralmente apenas texto. São as placas educativas. Elas trazem mensagens simples, cujo objetivo é a conscientização de condutores e usuários.
O sinal de trânsito é uma indicação que informa sobre as circunstâncias que afetam a circulação de cada lugar ou região. Os sinais de trânsito orientam os motoristas dos diversos tipos de veículos, assim como dos pedestres. A informação é imprescindível para que o trânsito seja seguro, natural e organizado.
As placas de trânsito servem para orientar as regras de tráfego, informar sobre as condições da via e alertar sobre proibições, restrições e obrigações no uso do local, dentre outras funções.
Para construir o projeto Arduino sinal de trânsito você vai precisar de:
Semáforo (também conhecido popularmente como sinal, sinaleira e farol ou sinal luminoso ) é um instrumento utilizado para controlar o tráfego de veículos e de pedestres ou peões nas grandes cidades em quase todo o mundo.
Foco: é o conjunto formado pela superfície refletora, lâmpada e a lente colorida. Grupo focal: é o conjunto de focos, orientado numa mesma direção, ou seja, são as luzes coloridas que compõem os semáforos.