Significado de pudesse Comecemos pelo significado de poder, que, no latim (possum, do verbo *potere), referia-se a ser capaz de. Esse sentido geral é mantido ainda hoje, acrescido de: ter ocasião, possibilidade, faculdade, autorização de; tolerar, suportar; ter força, capacidade para; ter influência.
A forma correta de escrita é pode-se de acordo com a Língua Portuguesa. ... Podesse não está correto na Língua Portuguesa. Se procura a flexão relativa à primeira e terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo (conjuntivo) do verbo poder a palavra é pudesse (com vogal “u”).
As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas são formas conjugadas do verbo poder na 3ª pessoa do plural. Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais. Podiam está no pretérito imperfeito do indicativo e poderiam está no futuro do pretérito do indicativo.
Assim, a conjugação no presente do indicativo do verbo poder é: eu posso, tu podes, ele/ela pode, nós podemos, vós podeis, eles podem. E no pretérito perfeito do indicativo é: eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam. Agora observe: Quando eu puder te ajudar, assim farei!
Podemos ≠ pudemos - Pelourinho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Paulo J. S. Barata apresenta mais um caso de confusão entre duas formas do verbo poder, podemos e pudemos. ... Podemos é o presente do indicativo, e pudemos, o pretérito perfeito do indicativo do verbo poder.
Pudermos vem do verbo poder. O mesmo que: conseguirmos, lograrmos, suportarmos, aguentarmos, tolerarmos, expusermos.
SubstantivoEditar
A forma "podia" pertence ao pretérito imperfeito do modo indicativo, que designa um fato passado mas não terminado, dando ideia de continuidade, de um processo que no passado era constante. ... A forma "poderia" faz parte do futuro do pretérito do indicativo e exprime dúvida, probabilidade, suposição sobre fatos passados.
Significado de pode ser: Ok, sem problemas, eu topo.
Quem pode pode; quem não pode se sacode. Significado: usa-se essa expressão para se fazer referência a pessoas ricas. Estas "podem".
1 cimo, cume, alto, cimeira, crista, pico, píncaro, tope, sumidade, cabeça, cocuruto, cima, riba, acume, cumeeira, fastígio, alcantil, vértice, vértex.
Significado de tô dentro: Gíria usada para expressar que também quero, estou de acordo.
locução adverbial Diz-se quando a pessoa está fisicamente presente; de corpo presente, pessoalmente, em pessoa: a atriz apareceu na noite de estreia, desta vez em carne e osso.