Principais tipos de soluções químicas
A solução de um eletrólito é condutora de eletricidade e é chamada de solução eletrolítica. Uma substância que não libera íons nessas condições e, portanto, não se torna condutora de eletricidade, é chamada de um não eletrólito. Uma solução de uma substância desse tipo é chamada de não eletrolítica.
Os íons são átomos em desequilíbrio elétrico e apresentam carga positiva ou negativa. Os arranjos entre compostos iônicos formam substâncias iônicas, também chamadas de compostos iônicos.
Para saber-se uma solução aquosa é iônica, basta: a) deixar o solvente evaporar e verificar se há resíduo sólido. b) acrescentar ácido e verificar se há desprendimento de gás. c) testar sua condutibilidade elétrica e verificar se é superior à da água.
CONSTITUINTE AMOLECULAR: Tipo de constituinte que, na substância, éindistinguível, sendo definido por uma relação mínima entre átomos e/ou grupos deátomos.
Tomamos contato diário com muitas substâncias formadas apenas por átomos de metais, chamadas substâncias metálicas. Entre os exemplos mais conhecidos estão o ferro, o alumínio, o chumbo, o cobre e a prata.
Em química, compostos moleculares são aqueles compostos que apresentam ligações covalentes entre seus átomos (intramoleculares). Sua temperatura de ebulição é menor do que a do composto iônico, e não conduz corrente elétrica em nenhum estado físico.
Definição de ácido de Arrhenius: Ácidos são compostos que em solução aquosa se ionizam, produzindo como íon positivo apenas o cátion hidrogênio (H+).
O fenômeno da ionização é uma reação química que ocorre quando a água atua como reagente, formando íons que não existiam antes em substâncias moleculares. ... Além disso, as substâncias formadas por grupos de átomos também possuem equilíbrio de carga elétrica, sendo eletricamente neutras.
“O grau de ionização (α) é a porcentagem de moléculas do ácido dissolvido em água que efetivamente sofreram ionização.” Por exemplo, quando dissolvemos 1000 moléculas do ácido clorídrico (HCl) em água, a 18 ºC, 925 delas sofrem ionização, o que é uma quantidade grande e, por isso, ele é considerado um ácido forte.
Basicamente ionizar é o ato de converter a carga positiva dos íons em carga negativa. Para isso acontecer ele precisa ser alterado por meio artificial (televisão, fumaça de carro e fábricas etc) ou então de forma natural (fotossíntese, radioatividade do solo, queda de água entre outros fatores).
Para calcular o grau de ionização de um ácido, é fundamental o conhecimento de dois dados fundamentais:
Ácido forte: aquele que tem quantidade igual ou acima de 50% de suas moléculas ionizadas em meio aquoso. Ácido moderado (ou semiforte): a ionização ocorre entre 5% a 50% das moléculas do ácido. Ácido fraco: a ionização não ultrapassa a porcentagem de 5% de moléculas.