adjetivo Relativo às obras de Homero ou às que lhe são atribuídas: poemas homéricos. Que tem característica de Homero: tempos homéricos. Épico, fabuloso, lendário.
O Período Homérico corresponde ao segundo período de desenvolvimento da civilização grega que ocorreu após o período pré-homérico, entre os anos de 1150 a.C. a 800 a.C.. O nome dado a esta fase, está relacionado com o poeta grego Homero, autor dos poemas épicos “A Ilíada” e a “Odisseia”.
O período homérico refere-se ao período da história da Grécia antiga que começa com a invasão dórica e o final da civilização Micênica, por volta de 1150 a.C.; e que termina com a ascensão das cidades-estados gregas, cerca de 800 a.C..
O período compreendido entre 1150 a.C e 800 a.C ficou conhecido como Homérico porque todas as informações mais fieis sobre esse período são baseadas nas histórias atribuídas ao escritor grego Homero.
Resposta: Explicação: Os poemas foram escritos por Homero a partir de histórias orais transmitidas durante séculos pelos povos que habitavam a Hélade (como era conhecida a Grécia).
Características e representantes da literatura grega Seus principais representantes são Homero e Hesíodo, nas epopeias; Pindaro e Safo, na poesia; Demóstenes, na oratória; Esopo, na fábula; Plutarco, na biografia; e Heródoto, na historiografia.
Algumas das epopeias que ficaram mais reconhecidas foram Ilíada e Odisseia, obras que foram atribuídas a Homero, escritas no século VIII a.C. A arte dramática era composta por dois gêneros, a comédia e a tragédia.
As primeiras obras da tradição literária ocidental são os épicos poemas de Homero e Hesíodo. A antiga poesia lírica grega, tal como representada por poetas como Safo e Píndaro, foi responsável pela definição do gênero lírico, tal como entendido hoje na literatura ocidental.
Como vimos, a comédia grega surgiu meio século depois da tragédia. As criações de Aristófanes são as que mais se destacam nesse gênero. Ele retratava em suas peças o cotidiano do governo grego, a educação dos sofistas e a guerra. Os temas ditos acima são vistos em diversas obras, a exemplo: “Os Cavaleiros”.
Comédia Grega Trata-se, portanto, de um gênero teatral crítico baseado em sátiras, e que abordava diversos aspectos da sociedade grega de maneira cômica. Vale lembrar que ela era considerada pelos clássicos como um gênero menor em relação à tragédia. Os júris da comédia não eram aristocratas, como na tragédia.
Assim, dois gêneros forma estabelecidos no teatro grego: a tragédia e a comédia. Gênero mais antigo do teatro grego, a tragédia abordava temas associados à religião ou às sagas dos heróis. As tragédias eram compostas por cinco atos, nos quais os personagens eram deuses, reis ou heróis.
Elas eram chamadas de tragédias,surgiram na Grécia Antiga, mas precisamente em Atenas durante o séc. VI a.c. As primeiras peças foram criadas em homenagem ao deus Dionísio.