Programa lançado em dezembro de 2000 pela Secretaria de Educação Fundamental do Ministério da Educação (SEF/MEC) com o objetivo de oferecer novas técnicas de alfabetização, originadas em estudos realizados por uma rede de educadores de vários países.
As abreviaturas com o ponto abreviativo no final (profa.) são consideradas mais atuais, sendo as mais utilizadas....O mesmo ocorre com as abreviaturas de senhor e doutor:
Os objetivos do trabalho docente apontam dois debates a partir dos recortes resultantes das falas dos professores. O primeiro revela que um dos seus objetivos leva ao caminho da formação do aluno com três subcategorias: formar para a vida, formar para a cidadania e formar para o mercado de trabalho.
Segundo a autora, são três os saberes necessários ao exercício da docência, isto é: 1) saberes da experiência, que dizem do modo como nos apropriamos do ser professor em nossa vida; 2) saberes da área do conhecimento, conhecimentos específicos, conhecimentos científicos, pois ninguém ensina o que não sabe e; 3) saberes ...
Isso é possível por meio do Programa Especial de Formação de Docentes. O curso é voltado para profissionais graduados em diversas áreas. ... As matérias do curso são voltadas ao desenvolvimento das competências básicas para ensinar disciplinas a alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.
Na escola, o currículo se apresenta como um instrumento regulador responsável por ordenar os conteúdos e as práticas que permearão o processo de ensino e aprendizagem do aluno, impondo regras, normas e práticas que serão determinantes na vida e na formação do educando.
Com base nas teorias de Foucault (1986, 2005, 2006, 2007, 2008, 2010), é possível reconhecer currículo e conhecimento como instrumentos de poder presentes em instituições educativas. ... E como instituição educativa, a escola está inserida nesse tecido, representado pelo currículo como forma de poder discursivo.
Para Foucault, a escola é uma das "instituições de seqüestro", como o hospital, o quartel e a prisão. ... Com o advento da Idade Moderna, tais instituições deixam de ser lugares de suplício, como castigos corporais, para se tornarem locais de criação de "corpos dóceis".