Aspectos naturais (AO 1990: aspectos naturais ou aspetos naturais) é uma expressão utilizada dentro da área ambiental e de outras ciências naturais para se referir aos fatores abióticos e bióticos que caracterizam determinado ambiente, influenciando-o positivamente ou negativamente, tais como o ar, a água, a chuva, a ...
Resposta. Resposta: Paisagem natural é o termo utilizado para se referir àquelas paisagens onde há ausência de elementos culturais e para se referir aos aspectos naturais de uma paisagem, principalmente ao conjunto das relações entre seus elementos componentes.
A paisagem natural é aquela que predomina as transformações realizadas pela natureza. Já a paisagem cultural é aquela que revela as transformações realizadas pelo ser humano através da exploração dos recursos naturais.
As paisagens naturais são as expressões dos elementos da natureza que não se modificaram ou que foram pouco alterados pelo ser humano, como o espaço de uma floresta virgem ou o topo de uma montanha. ... As paisagens culturais – também chamadas de paisagens antrópicas – são as expressões das atividades humanas.
Conceito geográfico convertido em categoria de preservação da cultura. O termo paisagem cultural diz respeito aos ambientes que sofreram intervenção humana. Conceitualmente, ele se contrapõe à ideia de paisagem natural e constitui um elemento de análise das produções culturais dos grupos humanos.
O que é Paisagem cultural: Também chamada de paisagem antrópica ou humanizada, a paisagem cultural é o resultado da interação do homem com a natureza. Um dos exemplos de paisagem cultural é a cidade do Rio de Janeiro, onde é possível encontrar paisagens que combinam elementos naturais com intervenções humanas.
Paisagem, para a Geografia, significa duas coisas: tudo aquilo que os sentidos humanos (tato, audição, olfato, visão) podem captar. Tudo aquilo que sua visão consegue enxergar é uma paisagem, tudo aquilo que sua audição escuta é uma paisagem. Portanto, tudo que o ser humano consegue sentir é uma paisagem.
A Geografia é uma ciência humana que estuda o espaço geográfico e suas composições, analisando a interação entre sociedade e natureza. ... Trata-se das chamadas categorias da Geografia. Os principais conceitos da Geografia, nesse sentido, são: lugar, paisagem, região e território.
O conceito de lugar é muito importante para a Geografia, pois representa a porção do espaço geográfico dotada de significados particulares e relações humanas. A expressão “lugar” é polissêmica, ou seja, possui uma variedade de significados. ... Não há entre os geógrafos um consenso sobre o que seria propriamente o lugar.
LUGAR: está relacionado a espaços que nos são familiares, que fazem parte da nossa vida. ... ESPAÇO GEOGRÁFICO: Resultado de um passado histórico, das características sociais, de população e economia de um lugar. Um conjunto de lugares e sua relação com outros lugares caracterizam o espaço geográfico.
Espaço: distância entre dois pontos ou a área ou o volume entre limites determinados (Novo Dicionário Au- rélio, 1986, p. 699); Lugar: espaço ocupado, espaço próprio para determinado fim (Novo Dicionário Aurélio, 1986, p.
Lugar nada mais é aquele em que nós estamos familiarizados, tudo aquilo em que nós podemos ver, e definimos por meio dos nossos sentidos. ... Entende-se por região aquilo que possui uma característica de determinado lugar, podemos ter como exemplo ainda as regiões naturais, econômicas, políticas, dentre outras.
Os limites indicam onde começa o território de um país e onde termina o de outro. Os limites podem ser naturais (rios, cadeias de montanha...) ou artificiais (definidos pelas pessoas). Já a fronteira é uma região, uma faixa definida a partir dos limites de dois ou mais países.