Esta palavra tem origem no latim, mais concretamente do termo fulgere, que significa "brilhar com luz de grande intensidade". ... No Brasil, a utilização mais frequente da palavra "fúlgidos" se encontra na letra do Hino Nacional Brasileiro: E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da Pátria nesse instante…
Que tem vivacidade: 1 vivo, vivaz, animado. Que tem luz: 2 brilhante, cintilante, luminoso, fulgurante, luzente.
Em geral, os indivíduos que desenvolvem obsessão por alguém são aqueles que nutrem um medo muito grande do abandono e da rejeição, um temor que normalmente está associado à vivência de situações de rejeição durante a infância — que pode ser real ou apenas interpretativa.
Um comportamento obsessivo pode ser um sintoma do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), caracterizado por atitudes que por vezes são vistas como invulgares pelos outros ou pelo próprio indivíduo (por exemplo: lavar as mãos de forma compulsiva e excessiva).
O tratamento baseia-se em: medicamentoso (com psiquiatra, para ajudar a diminuir os pensamentos obsessivos e a ansiedade) e em terapêutico, neste caso, mais indicado a Terapia Cognitivo Comportamental, que irá te ajudar aos poucos a lidar com os pensamentos e compulsoes.
Dicas de como ter o domínio sobre o poder da mente
Os pensamentos intrusivos são caracterizados pela inconveniência, importunação e incoerência com os momentos nos quais eles vêm à mente.
Por mais que sejam realmente e verdadeiramente assustadores em diversos aspectos, os pensamentos intrusivos são tidos como um mecanismo normal, que passa pela cabeça de todo e qualquer tipo de pessoa, sendo algo que faz parte da forma como a mente humana funciona.